Cria o Programa Pesquisador em Medicina que permite que alunos de Graduação do curso de Medicina da Unicamp se matriculem em disciplinas de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Estadual de Campinas.
O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, na qualidade de Presidente do Conselho Universitário, tendo em vista o decidido na sua 127ª Sessão Ordinária, realizada em 29.05.2012, e considerando:
1. A reconhecida qualidade do ensino de Graduação oferecida pela FCM-Unicamp, a existência de grupos de pesquisas estabelecidos e o elevado nível de produção científica em seus cursos de pós-graduação, que poderão contribuir para formação de lideres de pesquisa na área da saúde;
2. O reconhecimento de que a Unicamp, nos mais diversos campos do conhecimento, detém uma notável liderança acadêmica refletida por sua elevada capacidade de formação e por uma produção científica e tecnológica de qualidade;
3. A possibilidade de identificar alunos de graduação que possam seguir com sucesso disciplinas oferecidas pelos diversos programas de Pós-Graduação;
4. A necessidade de incentivar uma maior participação de alunos de graduação nos programas de iniciação científica que podem em muitos casos, ser realizados conjuntamente com disciplinas de Pós-Graduação, baixa a seguinte deliberação:
Artigo 1° - Fica criado o Programa Pesquisador em Medicina do qual poderão participar alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e que estiverem finalizando o 6º ou o 8º semestre.
§ 1° - O Programa será coordenado por uma Comissão constituída por representantes da Comissão de Ensino de Graduação em Medicina e Comissão de Pós-Graduação em igual proporcionalidade.
§ 2º – O Programa permitirá que o aluno matriculado no início do 7° ou 9° semestre do curso de graduação em Medicina da Unicamp ingresse no Programa Pesquisador em Medicina e curse disciplinas de Pós-Graduação, na qualidade de aluno especial, nos termos do art. 17, §5° da Deliberação Consu-A-010/2015, com vistas à obtenção sucessiva de diplomas de Graduação e de Doutorado em áreas específicas do conhecimento.
§ 3º – No âmbito da Graduação, os alunos participantes do Programa Pesquisador em Medicina continuarão matriculados, cursando disciplinas específicas e desenvolvendo atividades de pesquisa previstas em seu projeto acadêmico.
§ 4º – No âmbito da Pós-Graduação, os alunos participantes deste programa constituirão uma categoria de alunos de Graduação cursando disciplinas de Pós-Graduação.
§ 5º – Cada aluno deste Programa será orientado em suas atividades por um orientador credenciado, segundo critérios estabelecidos da Deliberação CONSU-A-010/2015.
(Alterados pela Deliberação CONSU-A-035/2022)
§ 6º – Após a conclusão de suas atividades como aluno especial na Pós-Graduação, o aluno deverá retomar o currículo regular e cumprir os créditos de disciplinas faltantes para obtenção do título de Graduação.
§ 7º – O limite de integralização no Programa Pesquisador em Medicina será de no mínimo 12 e no máximo 36 meses.
(Incluídos pela Deliberação CONSU-A-035/2022)
Artigo 2º – Para que um aluno deste Programa venha a concluir um Curso de Doutorado é necessária a aprovação nas disciplinas de Pós-Graduação cursadas durante o Programa, bem como aprovação da tese de doutorado. (Alterado pela Deliberação CONSU-A-035/2022)
§ 1° - Após a conclusão da graduação, o aluno participante do Programa terá o ingresso garantido em curso de doutorado de um programa de Pós-Graduação da Unicamp no qual o orientador esteja credenciado.
§ 2° - Uma vez matriculado em um programa de Pós-Graduação seus créditos serão convalidados e, atendidas as exigências do programa de Pós-Graduação da FCM, iniciará os procedimentos para exame de qualificação e defesa de tese.
§ 3° - O tempo de titulação do aluno será contabilizado a partir do seu ingresso como aluno regular, observado o estabelecido na Resolução GR-058/2001.
§ 4º – Do tempo mínimo de integralização deve ser subtraído o tempo associado à participação do aluno no Programa Pesquisador em Medicina. (Incluído pela Deliberação CONSU-A-035/2022) Artigo 3º - O curso de Graduação em Medicina oferece vagas anuais de Programa Integrado de Formação (PIF), destinado ao Programa Pesquisador em Medicina, em número a ser definido pela Congregação da Faculdade de Ciências Médicas, sendo selecionados com base nos seguintes critérios de seleção: (Alterado pela Deliberação CONSU-A-013/2023)“I – Avaliação do currículo e do rendimento acadêmico; II – Desenvolvimento de projeto durante a disciplina de graduação “Introdução a Prática de Ciências (IPC)”, com aprovação na mesma;
III – Conclusão de Projeto de Iniciação Científica (IC) contemplado com bolsa de agências de fomento como FAPESP ou CNPq;
IV – Avaliação do Projeto de Pesquisa completo e original, preenchendo todos os requisitos para ingresso no Doutorado acadêmico;
V – Avaliação de Programa de Atividades Acadêmicas para o período da pesquisa, elaborado pelo Orientador, o qual deverá ir além das disciplinas previstas como obrigatórias do curso de pós-graduação ao qual for vinculado;
VI – Proficiência em inglês”.Artigo 3ºA – Poderão ser concedidas bolsas especiais aos alunos deste Programa, desde que exista disponibilidade de recursos e/ou cotas de bolsa para este fim. (Incluído pela Deliberação CONSU-A-035/2022)Artigo 4° - Esta deliberação entrará em vigor na data de sua publicação, devendo suas disposições serem implantadas a partir do primeiro período letivo de 2013. (Proc. Nº 02-P-26239/10)
Histórico de Revisões
A
Deliberação CONSU-A-035/2022 alterou os artigos 1º e 2º e incluiu o artigo 3ºA.