Deliberação CONSU-A-007/2011, de 02/08/2011
Reitor: Fernando Ferreira Costa
Secretaria Geral:Lêda Santos Ramos Fernandes

Imprimir Norma
Dispõe sobre o Perfil Acadêmico de Professor Doutor II (MS-3.2), Professor Associado II (MS-5.2) e Professor Associado III (MS-5.3) da Carreira do Magistério Superior (MS) da Faculdade de Engenharia Mecânica.

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, na qualidade de Presidente do Conselho Universitário, tendo em vista o decidido na sua 123ª Sessão, realizada em 02.08.2011, baixa a seguinte deliberação:

Artigo 1º - Os Perfis Acadêmicos de Professor Doutor II (MS-3.2), Professor Associado II (MS-5.2) e Professor Associado III (MS-5.3) da Carreira do Magistério Superior (MS) da Faculdade de Engenharia Mecânica, ficam assim definidos:

I - Critérios para Ascensão a Professor MS-3.2

O candidato à ascensão ao nível MS-3.2 deve demonstrar sua integração à Universidade através do envolvimento em atividades de ensino, pesquisa e envolvimento institucional. Nesta fase da carreira, o candidato deve demonstrar iniciativa no sentido de sua independência acadêmica, caracterizando-se um profissional em nível intermediário entre o docente em início de carreira, Professor Doutor, e o Professor Associado (MS-5.1).

Poderão inscrever-se Professores Doutores da UNICAMP respeitando a regulamentação da deliberação CONSU-A-003/2011 de 26/04/2011 que trata dos níveis intermediários da carreira MS.

Dos critérios mínimos e condições necessárias para a promoção por mérito são:

· Ter sido responsável por uma carga didática média de pelo menos 4 créditos por semestre na graduação desde o ingresso no nível MS-3.1 ou nos últimos 5 anos. Ter sido responsável por pelo menos uma disciplina por ano na pós-graduação excetuando-se o primeiro ano após o ingresso no nível MS-3.1. Excetua-se deste cálculo os períodos de fruição de licenças e afastamentos;

· Obedecer aos números mínimos de orientações (dissertações, teses, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de graduação) e publicações, de acordo com o item I.1;

· Apresentar pareceres positivos das Comissões de Graduação e Pós-Graduação, no período do último relatório de atividades, baseados na avaliação discente e no desempenho didático do professor;

· Apresentar um desempenho acadêmico que mostre uma carreira com atuação em ensino e pesquisa, além de envolvimento na vida institucional, conforme indicadores mínimos descritos no item I.1. 

I.1 – Indicadores Numéricos Mínimos

Orientações de pós-graduação:

4 orientações de mestrado acadêmico.

Compensações: 1 doutorado compensa 2 mestrados; 2 mestrados profissionais compensam 1 mestrado acadêmico (esta última compensação pode ser feita até o máximo de 1 mestrado acadêmico).

Publicações

Soma de 2,5 pontos seguindo a contagem mostrada na Tabela 1, sendo que no mínimo 1 ponto deve ser obtido com publicações em periódicos níveis Qualis A1, A2 ou B1, B2, B3, B4 e B5. Se um candidato tiver pontuação maior que 2,5 pontos, poderá usar até 1 ponto excedente para compensar 1 orientação de mestrado com a seguinte compensação: 1 artigo publicado em revista internacional Qualis A1 ou A2 compensa 1 mestrado.

Orientações na graduação

Orientação até a conclusão de 6 trabalhos de iniciação científica IC ou de conclusão de curso (trabalho de graduação TG), considerando a soma das orientações de IC e TG.

Atividades de Ensino e de Administração e Extensão

Soma de 2 pontos nas Tabelas 2 e 3, sendo no mínimo 1 ponto da Tabela 2. Compensação: 5 pontos excedentes obtidos com as atividades das Tabelas 2 e 3 permitirão compensar até 1 ponto relacionado ao item de Publicações. 

 

Tabela 1: Pontuação relativa à área de pesquisa

Pontos – Definição:

1 Revista Qualis A1, A2

0,7 Revista Qualis B1, B2

0,2 Revista Qualis B3, B4 e B5

2 Produto ou processo com registro de patente internacional requerida

1 Produto ou processo com registro de patente nacional requerida

2 Aplicativo internacional registrado

1 Aplicativo nacional registrado

4 Livro com edição e distribuição internacional*

1 Capítulo de livro com edição e distribuição internacional

2 Livro nacional*

0,5 Capítulo de livro nacional

0,1 Trabalho em anais de congresso internacional (até no máximo de 10 trabalhos)

*Inclui livro didático de graduação e de pós-graduação.

Definição de livro de e para pós-graduação: São aqueles que incluem resultados de pesquisas realizadas pelo interessado ou grupo de pesquisa onde o interessado está inserido e que já façam parte de publicações ou patentes (condição FAPESP para financiamento da edição e publicação de livros).

Tabela 2 – Pontuação para atividades de ensino Atividade 

Atividade

Pontuação

Máxima pontuação possível

Coordenação ou participação na implantação de laboratório didático aprovada pela Comissão de Graduação.

1

3

Publicação de monografia didática ou tradução/revisão de livro didático, aprovadas pelas comissões de graduação ou pós-graduação.

0,7

3

Orientação de atividade extracurricular aprovada pela Comissão de Graduação (por ano).

0,2

1

Coordenação ou participação em projetos de intercâmbios de alunos graduação.

0,3

1

Coordenação ou participação em projeto didático para a graduação reconhecido pela Comissão de Graduação.

0,3

1

Prêmio, homenagem ou distinção de reconhecimento didático.

0,1

1

Orientação de alunos em disciplinas de Trabalho de Graduação I.

0,05

 

Orientação de alunos em disciplinas de Trabalho de Graduação II.

0,1

 

Orientação de projetos de Iniciação Científica com bolsa.

0,2

 

Disciplinas de graduação ministradas com conteúdo distinto.

0,2

1

Número de créditos de disciplinas de graduação excedentes aos 4 créditos esperados de cada semestre.

0,05

 

Tabela 3 – Pontuação para atividades de extensão e administração 

 

Atividade

 

Pontuação

Máxima pontuação possível

Exercício de cargo administrativo de Diretor, Diretor Associado, Coordenador de Graduação, Coordenador de Graduação Associado, Coordenador de Pós-Graduação e Coordenador de Sub-Comissão de Pós-Graduação (por ano)

1

 

 

 

 

12

Exercício de cargo de Coordenador de Extensão e Chefe de Departamento (por ano)

0,5

Exercício de cargos gratificados no âmbito da Universidade (por ano)

0,7

Representante em comissões ou órgãos colegiados no âmbito da Faculdade (por ano)

0,2

 

 

 

2

Representante em comissões ou órgãos colegiados no âmbito da Universidade (por ano)

0,1

Representante em comissões e organizações profissionais ou órgãos de fomento externos por interesse da Universidade (por ano)

0,1

Coordenação e participação em projeto de extensão à comunidade aprovado pela Congregação

0,1

 

Participação em comissão organizadora de eventos profissionais

0,05

0,5

Editoração ou publicação em revista de divulgação técnica

0,1

1

Contribuição para o setor produtivo na forma de convênios, projeto tecnológico, serviço ou consultoria com emissão de relatório final (soma de US$50.000,00)

0,05

4

Oferecimento de disciplina para curso de extensão (30 horas)

0,05

0,5

II - Critérios mínimos para promoção por mérito para os níveis MS-5.2 da Faculdade de Engenharia Mecânica

O candidato à ascensão ao nível MS-5.2 deve demonstrar consolidação e maturidade das suas atividades em relação ao seu nível anterior de Professor Associado (MS-5.1).

Poderão inscrever-se Professores Doutores da UNICAMP respeitando a regulamentação da deliberação CONSU-A-003/2011 de 26/04/2011 que trata dos níveis intermediários da carreira MS.

Dos critérios mínimos e condições necessárias para a promoção por mérito são:

· Ter sido responsável por uma carga didática média de pelo menos 4 créditos por semestre na graduação nos últimos 5 anos. Ser responsável por pelo menos uma disciplina por ano na pós-graduação excetuando-se o primeiro ano após o ingresso no nível MS-3.1. Excetua-se deste cálculo os períodos de fruição de licenças e afastamentos;

· Obedecer aos números mínimos de orientações (dissertações, teses, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de graduação) e publicações, de acordo com o item II.1;

· Apresentar pareceres positivos das Comissões de Graduação e Pós-Graduação, no período do último relatório de atividades, baseados na avaliação discente e no desempenho didático do professor;

· Apresentar um desempenho acadêmico que mostre uma carreira equilibrada com atuação em ensino, pesquisa, administração e extensão conforme indicadores mínimos descritos a seguir (item II.1).

II.1 – Indicadores Numéricos Mínimos

Orientações de pós-graduação

8 orientações de pós-graduação acadêmicas concluídas, sendo no mínimo 2 orientações de doutorado.

Compensações:

1 doutorado compensa 2 mestrados; 2 mestrados profissionais compensam 1 mestrado acadêmico (esta compensação pode ser feita até o máximo de 1 mestrado acadêmico).

Publicações

Soma de 5 pontos seguindo a contagem mostrada na Tabela 1, sendo que no mínimo 3 pontos devem ser obtidos com publicações em periódicos níveis Qualis A1, A2 ou B1, B2, B3, B4 e B5. Se um candidato tiver pontuação maior que 5 pontos, poderá usar até 2 pontos excedentes para compensar lacunas do item orientações de pós-graduação, desde que o mínimo de 2 orientações de doutorado esteja garantido, usando as seguintes compensações: 1 artigo publicado em revista internacional Qualis A1 ou A2 compensa 1 mestrado; 1 livro de publicação e distribuição internacionais compensa 4 mestrados; 1 livro de publicação e distribuição nacionais compensa 2 mestrados.

Orientações na graduação

Orientação até a conclusão de 6 trabalhos de iniciação científica IC ou de conclusão de curso (trabalho de graduação TG), considerando a soma das orientações de IC e TG.

Compensação por Atividades de Ensino e de Administração e Extensão:

Cada 5 pontos obtidos das Tabelas 2 e 3 compensam 1 ponto relacionado ao item de Publicações (o máximo de 2 pontos de Publicações pode ser compensado desta forma).

Tabela 1: Pontuação relativa à área de pesquisa

Pontos - Definição

1 Revista Qualis A1, A2

0,7 Revista Qualis B1, B2

0,2 Revista Qualis B3, B4 e B5

2 Produto ou processo com registro de patente internacional requerida

1 Produto ou processo com registro de patente nacional requerida

2 Aplicativo internacional registrado

1 Aplicativo nacional registrado

4 Livro com edição e distribuição internacional*

1 Capítulo de livro com edição e distribuição internacional

2 Livro nacional*

0,5 Capítulo de livro nacional

0,1 Trabalho em anais de congresso internacional (até no máximo de 10 trabalhos)

*Inclui livro didático de graduação e de pós-graduação.

Definição de livro de e para pós-graduação: São aqueles que incluem resultados de pesquisas realizadas pelo interessado ou grupo de pesquisa onde o interessado está inserido e que já façam parte de publicações ou patentes (condição FAPESP para financiamento da edição e publicação de livros).

Tabela 2 – Pontuação para atividades de ensino Atividade

Atividade

Pontuação

Máxima pontuação possível

Coordenação ou participação na implantação de laboratório didático aprovada pela Comissão de Graduação.

1

3

Publicação de monografia didática ou tradução/revisão de livro didático, aprovadas pelas comissões de graduação ou pós-graduação.

0,7

3

Orientação de atividade extracurricular aprovada pela Comissão de Graduação (por ano).

0,2

1

Coordenação ou participação em projetos de intercâmbios de alunos graduação.

0,3

1

Coordenação ou participação em projeto didático para a graduação reconhecido pela Comissão de Graduação.

0,3

1

Prêmio, homenagem ou distinção de reconhecimento didático.

0,1

1

Orientação de alunos em disciplinas de Trabalho de Graduação I.

0,05

 

Orientação de alunos em disciplinas de Trabalho de Graduação II.

0,1

 

Orientação de projetos de Iniciação Científica com bolsa.

0,2

 

Disciplinas de graduação ministradas com conteúdo distinto.

0,2

1

Número de créditos de disciplinas de graduação excedentes aos 4 créditos esperados de cada semestre.

0,05

 

Tabela 3 – Pontuação para atividades de extensão e administração

 

Atividade

 

Pontuação

Máxima pontuação possível

Exercício de cargo administrativo de Diretor, Diretor Associado, Coordenador de Graduação, Coordenador de Graduação Associado, Coordenador de Pós-Graduação e Coordenador de Sub-Comissão de Pós-Graduação (por ano)

1

 

 

 

 

12

Exercício de cargo de Coordenador de Extensão e Chefe de Departamento (por ano)

0,5

Exercício de cargos gratificados no âmbito da Universidade (por ano)

0,7

Representante em comissões ou órgãos colegiados no âmbito da Faculdade (por ano)

0,2

 

 

 

2

Representante em comissões ou órgãos colegiados no âmbito da Universidade (por ano)

0,1

Representante em comissões e organizações profissionais ou órgãos de fomento externos por interesse da Universidade (por ano)

0,1

Coordenação e participação em projeto de extensão à comunidade aprovado pela Congregação

0,1

 

Participação em comissão organizadora de eventos profissionais

0,05

0,5

Editoração ou publicação em revista de divulgação técnica

0,1

1

Contribuição para o setor produtivo na forma de convênios, projeto tecnológico, serviço ou consultoria com emissão de relatório final (soma de US$50.000,00)

0,05

4

Oferecimento de disciplina para curso de extensão (30 horas)

0,05

0,5

III - Critérios para Promoção por Mérito para Professor MS-5.3

O candidato à ascensão ao nível MS-5.3 deve demonstrar um conjunto de atividades da sua carreira já considerado próximo ao do esperado para o perfil do Professor Titular (MS-6).

Poderão inscrever-se Professores Doutores da UNICAMP respeitando a regulamentação da deliberação CONSU-003/2011 de 26/04/2011 que trata dos níveis intermediários da carreira MS.

Dos critérios mínimos e das condições necessárias para a promoção por mérito são:

· Ter sido responsável por uma carga didática média de pelo menos 4 créditos por semestre na graduação nos últimos 5 anos. Ser responsável por pelo menos uma disciplina por ano na pós-graduação excetuando-se o primeiro ano após o ingresso no nível MS-3.1. Excetua-se deste cálculo os períodos de fruição de licenças e afastamentos;

· Obedecer aos números mínimos de orientações (dissertações, teses, trabalhos de iniciação científica e trabalhos de graduação) e publicações, de acordo com o item III.1;

· Apresentar pareceres positivos das Comissões de Graduação e Pós-Graduação, no período do último relatório de atividades, baseados na avaliação discente e no desempenho didático do professor;

· Apresentar um desempenho acadêmico que mostre uma carreira equilibrada com atuação em ensino, pesquisa, administração e extensão conforme indicadores mínimos descritos a seguir (item III.1).

III.1 – Indicadores Numéricos Mínimos

Orientações de pós-graduação

10 orientações de pós-graduação acadêmicas concluídas, sendo no mínimo 3 orientações de doutorado.

Compensações: 1 doutorado compensa 2 mestrados; 2 mestrados profissionais compensam 1 mestrado acadêmico (esta compensação pode ser feita até o máximo de 1 mestrado acadêmico).

Publicações

Soma de 7 pontos seguindo a contagem mostrada na Tabela 1, sendo que no mínimo 4 pontos devem ser obtidos com publicações em periódicos níveis Qualis A1, A2 ou B1, B2, B3, B4 e B5. Se um candidato tiver pontuação maior que 7 pontos, poderá usar até 3 pontos 6 excedentes para compensar lacunas do item orientações de pós-graduação, desde que o mínimo de 3 orientações de doutorado esteja garantido, usando as seguintes compensações: 1 artigo publicado em revista internacional Qualis A1 ou A2 compensa 1 mestrado; 1 livro de publicação e distribuição internacionais compensa 4 mestrados; 1 livro de publicação e distribuição nacionais compensa 2 mestrados.

Orientações na graduação

Orientação até a conclusão de 6 trabalhos de iniciação científica IC ou de conclusão de curso (trabalho de graduação TG), considerando a soma das orientações de IC e TG.

Compensação por Atividades de Ensino e de Administração e Extensão:

Cada 5 pontos obtidos das Tabelas 2 e 3 compensam 1 ponto relacionado ao item de Publicações (o máximo de 3 pontos de Publicações pode ser compensado desta forma).

IV – Considerações Gerais

Candidatos a promoção que não satisfaçam na totalidade os valores numéricos mínimos exigidos, mas que exibam demonstração inequívoca de qualidade acadêmica relevante aos objetivos da FEM poderão, em caráter excepcional, através de avaliação pela Comissão Local de Avaliação Docente (CLAD) e posterior aprovação pela Congregação, ter a tramitação de sua solicitação encaminhada às instâncias adequadas.

Tabela 1: Pontuação relativa à área de pesquisa

Pontos - Definição

1 Revista Qualis A1, A2

0,7 Revista Qualis B1, B2

0,2 Revista Qualis B3, B4 e B5

2 Produto ou processo com registro de patente internacional requerida

1 Produto ou processo com registro de patente nacional requerida

2 Aplicativo internacional registrado

1 Aplicativo nacional registrado

4 Livro com edição e distribuição internacional*

1 Capítulo de livro com edição e distribuição internacional

2 Livro nacional*

0,5 Capítulo de livro nacional

0,1 Trabalho em anais de congresso internacional (até no máximo de 10 trabalhos)

*Inclui livro didático de graduação e de pós-graduação.

Definição de livro de e para pós-graduação: São aqueles que incluem resultados de pesquisas realizadas pelo interessado ou grupo de pesquisa onde o interessado está inserido e que já façam parte de publicações ou patentes (condição FAPESP para financiamento da edição e publicação de livros).

Tabela 2 – Pontuação para atividades de ensino Atividade

Atividade

Pontuação

Máxima pontuação possível

Coordenação ou participação na implantação de laboratório didático aprovada pela Comissão de Graduação.

 

1

3

Publicação de monografia didática ou tradução/revisão de livro didático, aprovadas pelas comissões de graduação ou pós-graduação.

 

0,7

3

Orientação de atividade extracurricular aprovada pela Comissão de Graduação (por ano).

 

0,2

1

Coordenação ou participação em projetos de intercâmbios de alunos graduação.

 

0,3

1

Coordenação ou participação em projeto didático para a graduação reconhecido pela Comissão de Graduação.

 

0,3

1

Prêmio, homenagem ou distinção de reconhecimento didático.

 

0,1

1

Orientação de alunos em disciplinas de Trabalho de Graduação I.

 

0,05

 

Orientação de alunos em disciplinas de Trabalho de Graduação II.

 

0,1

 

Orientação de projetos de Iniciação Científica com bolsa.

 

0,2

 

Disciplinas de graduação ministradas com conteúdo distinto.

 

0,2

1

Número de créditos de disciplinas de graduação excedentes aos 4 créditos esperados de cada semestre.

 

0,05

 

Tabela 3 – Pontuação para atividades de extensão e administração

 

Atividade

 

Pontuação

Máxima pontuação possível

Exercício de cargo administrativo de Diretor, Diretor Associado, Coordenador de Graduação, Coordenador de Graduação Associado, Coordenador de Pós-Graduação e Coordenador de Sub-Comissão de Pós-Graduação (por ano)

1

 

 

 

 

12

Exercício de cargo de Coordenador de Extensão e Chefe de Departamento (por ano)

0,5

Exercício de cargos gratificados no âmbito da Universidade (por ano)

0,7

Representante em comissões ou órgãos colegiados no âmbito da Faculdade (por ano)

0,2

 

 

 

2

Representante em comissões ou órgãos colegiados no âmbito da Universidade (por ano)

0,1

Representante em comissões e organizações profissionais ou órgãos de fomento externos por interesse da Universidade (por ano)

0,1

Coordenação e participação em projeto de extensão à comunidade aprovado pela Congregação

0,1

 

Participação em comissão organizadora de eventos profissionais

0,05

0,5

Editoração ou publicação em revista de divulgação técnica

0,1

1

Contribuição para o setor produtivo na forma de convênios, projeto tecnológico, serviço ou consultoria com emissão de relatório final (soma de US$50.000,00)

0,05

4

Oferecimento de disciplina para curso de extensão (30 horas)

0,05

0,5

Artigo 2º - Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário (Processo 03-P-11528/11). 


Publicada do D.O.E em 27/08/2011