Deliberação CONSU-A-010/2010, de
Reitor: Fernando Ferreira Costa
Secretaria Geral:Lêda Santos Ramos Fernandes

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Dispõe sobre os perfis mínimos de Professor Associado e Professor Titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, na qualidade de Presidente do Conselho Universitário, tendo em vista o decidido em sua 118ª Sessão Ordinária, realizada em de 03.08.10, baixa a seguinte deliberação:

Artigo 1º - Os perfis de Professor Associado e Professor Titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba passam a vigorar com a seguinte redação:

Perfil do Professor Associado para inscrição a concurso público para a obtenção do Título de Professor Livre Docente ou promoção por mérito

Com o objetivo de delinear a competência acadêmica que se espera para candidatos inscritos ao concurso para obtenção do título de Livre Docente ou para mobilidade funcional docente por avaliação de mérito à função de Professor Associado, e as instâncias institucionais responsáveis por avalizar e instruir esta solicitação, definem os seguintes critérios e indicadores qualitativos (I) e critérios quantitativos mínimos (II) como relevantes para esta avaliação, entre as atividades regulares docentes elencadas no seu contrato de trabalho, considerando somente atividades concluídas e devendo todos os pareceres serem aprovados pelas suas respectivas comissões.

I) CRITÉRIOS E INDICADORES QUALITATIVOS GERAIS

1. Atividades de Ensino – Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Extensão
Critério mínimo: média de 8 horas semanais em atividade de ensino na graduação, na pós-graduação e na extensão, nos últimos 3 anos de efetivo exercício.

Indicadores:
a. O docente tem participação de qualidade, baseada na avaliação discente e pelas Comissões da Instituição, em docência nos cursos de graduação, de pós-graduação e, quando cabível, de atualização/especialização da Unidade?
( )sim ( )não
b. O docente participa de projetos ligados ao ensino captando recursos e/ou, produzindo material didático?
( )sim ( )não
c. O docente tem participação na formação de alunos, orientando estágios de iniciação científica, projetos extramuros, trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de extensão, programa de apoio didático (PAD), programa de estágio docente (PED) ou equivalente?
( )sim ( )não
d. O docente tem participado de forma ativa do processo de gestão do ensino na Faculdade (Coordenadorias, avaliador, responsável por disciplinas, comissões)?
( )sim ( )não

Comentários das Comissões de Graduação e Pós-Graduação:

2. Atividades de Formação de Recursos Humanos (stricto e lato sensu e extensão) Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação e Comissão de Extensão.
Critério mínimo: 6 orientações (Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica com bolsa), sendo no mínimo 1 de doutorado e 1 de mestrado, desde sua última titulação.

Indicadores:
Formação stricto sensu (CPG)

a. O docente está credenciado em algum programa ou curso de pós-graduação stricto sensu da Faculdade ou da Universidade?
( )sim ( )não
b. O docente tem tido alunos sob sua orientação?
( )sim ( )não

Formação de lato sensu e modalidade extensão

c. O docente está credenciado em algum curso de extensão da faculdade ou da universidade?
( )sim ( )não ( )não se aplica
d. O docente tem tido alunos sob sua orientação?
( )sim ( )não ( )não se aplica

Comentários da Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação e Comissão de Extensão


3. Atividades de Pesquisa – Comissão de Graduação (CG), Comissão de Pós-Graduação (CPG) e Comissão de Extensão:
Critério mínimo: média de 1 publicação/ano em periódico científico indexado no ISI ou SCOPUS, desde sua última titulação.

Indicadores:
a. O docente coordena(ou) projetos de pesquisa e foi capaz de captar recursos para pesquisa em órgãos de fomento ou outros estatais ou privados?
( )sim ( )não
b. O docente tem o reconhecimento por seus pares externos a Universidade como especialista de destaque em sua área de atuação, expresso por prêmios, homenagens, convites para participação em bancas de concursos, bancas de mestrado e doutorado, conferências, palestras, debates, comissões de avaliação, conselhos editoriais, órgãos de fomento, comitês científicos e outros?
( )sim ( )não

4. Atividades Administrativas e/ou de Extensão Universitária – Comissão de Extensão e Conselho de Departamento

Indicadores:
a. O docente atua(ou) em atividades de extensão e a transferência de conhecimento ou tecnologia?
( )sim ( )não
b. O docente apresenta participação ativa em sociedades profissionais e científicas?
( )sim ( )não
c. O docente participa(ou) da produção de artigos de divulgação, atividades educativas na mídia, ensino à distância, produção de vídeos e outros materiais didáticos para ampla e social divulgação do conhecimento?
( )sim ( )não
d. O docente participa(ou) de maneira constante e efetiva em atividades assistenciais (clínica, extramuros, assessoria pedagógica a órgãos públicos entre outros) em sua área de atuação e definidas pelo Departamento?
( )sim ( )não ( )não se aplica
e. O docente participa(ou) de atividades administrativas de maneira efetiva no âmbito da Faculdade, tais como: chefe de departamento, coordenador de comissões, órgãos colegiados, diretorias, coordenadorias, comissões?
( )sim ( )não

Comentários da Comissão de Extensão e/ou Departamento:

5. Comprometimento Institucional – Conselho de Departamento e Diretor de Unidade
Indicadores:
Espera-se que o docente no cargo de Professor Livre-Docente (MS-5) mantenha uma efetiva e constante participação na vida acadêmica da FOP, se envolvendo sem prejuízo às atividades fins, em atividades que auxiliem na administração, gestão, coordenação, assistência e auxílio na obtenção de recursos materiais e financeiros para o uso coletivo de maneira desprendida e motivada.

Parecer do Departamento:

6. Avaliação Final – Comissão de Docentes da FOP

a. O docente teve seus dois últimos relatórios de atividade aprovados sem recomendações pela Congregação da FOP e CADI?
( )sim ( )não
b. O docente cumpriu o interstício mínimo estabelecido pelo Regimento Geral da Unicamp para concursos de títulos ou cargos?
( )sim ( )não
c. O docente apresenta atividades acadêmicas que envolvem atuação no Ensino, Pesquisa e/ou Extensão Universitária?
( )sim ( )não
d. O docente apresenta evidências concretas de compromisso institucional?
( )sim ( )não
e. O docente apresenta os requisitos mínimos em atividades de ensino, pesquisa e extensão que recomende sua inscrição a concursos de títulos ou cargos?
( )sim ( )não

Parecer final da Comissão de Docentes:

II) CRITÉRIOS QUANTITATIVOS MÍNIMOS

Tendo satisfeito a maioria dos critérios qualitativos acima, o docente deverá obter a pontuação mínima indicada no quadro a seguir, para cada modalidade (ensino; pesquisa; ensino, pesquisa e extensão; extensão; atividades administrativas).

Pontuação Referente ao Nível MS-5 - Concurso para Professor Livre-Docente
(Deliberação CONSU) – PONTUAÇÃO ADQUIRIDA A PARTIR DO DOUTORADO

Tabela em anexo clique aqui

Perfil do Professor Titular para inscrição a concurso público ou promoção por mérito

Com o objetivo de delinear a competência acadêmica que se espera para candidatos inscritos ao concurso para o Cargo de Professor Titular, e as instâncias institucionais responsáveis por avalizar e instruir esta solicitação definem os seguintes critérios e indicadores qualitativos (I) e critérios quantitativos mínimos (II) como relevantes para esta avaliação, entre as atividades regulares docentes elencadas no seu contrato de trabalho, considerando somente atividades concluídas.

I) CRITÉRIOS E INDICADORES QUALITATIVOS GERAIS

1. Atividades de Ensino – Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Extensão
Critério mínimo: média de 8 horas semanais em atividade de ensino na graduação, na pós-graduação e na extensão, nos últimos 3 anos de efetivo exercício.

Indicadores:
a. O docente tem participação de qualidade, baseada na avaliação discente e pelas Comissões da Instituição, em docência nos cursos de graduação, de pós-graduação e, quando cabível, de atualização/especialização da Unidade?
( )sim ( )não
b. O docente participa de projetos ligados ao ensino captando recursos e/ou, produzindo material didático?
( )sim ( )não
c. O docente tem participação na formação de alunos, orientando estágios de iniciação científica, projetos extramuros, trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografia de extensão, programa de apoio didático (PAD), programa de estágio docente (PED) ou equivalente?
( )sim ( )não
d. O docente tem reconhecimento interno ou externo à Universidade na atuação em ensino de graduação (aferida por prêmios, homenagens, participação em comitês e órgãos públicos ligados ao ensino)?
( )sim ( )não
e. O docente tem participado de forma ativa do processo de gestão do ensino na Faculdade (Coordenadorias, avaliador, responsável por disciplinas, comissões)?
( )sim ( )não

Comentários das Comissões de Graduação e Pós-Graduação:

2. Atividades de Formação de Recursos Humanos (stricto e lato sensu e extensão) – Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação e Comissão de Extensão

Critério mínimo: 9 orientações (Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica com bolsa), sendo no mínimo 3 de doutorado e 2 de mestrado, desde sua última titulação.

Indicadores:
Formação stricto sensu (CPG)

a. O docente está credenciado em algum programa ou curso de pós-graduação stricto sensu da Faculdade ou da Universidade?
( )sim ( )não
b. O docente tem tido alunos sob sua orientação?
( )sim ( )não

Formação lato sensu e modalidade extensão (Comissão de Extensão)

c. O docente está credenciado em algum curso de extensão da faculdade ou da Universidade?
( )sim ( )não ( )não se aplica
d. O docente tem tido alunos sob sua orientação?
( )sim ( )não ( )não se aplica

Comentários da Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação e Comissão de Extensão:

3. Atividades de Pesquisa – Comissão de Graduação (CG), Comissão de Pós-Graduação (CPG) e Comissão de Extensão:
Critério mínimo: média de 1 publicação/ano em periódico científico indexado no ISI ou SCOPUS, desde sua última titulação.

Indicadores:
a. O docente coordena(ou) projetos de pesquisa e foi capaz de captar recursos para pesquisa em órgãos de fomento ou outros estatais ou privados?
( )sim ( )não
b. O docente tem o reconhecimento por seus pares externos a Universidade como especialista de destaque em sua área de atuação, expresso por prêmios, homenagens, convites para participação em bancas de concursos, bancas de mestrado e doutorado, conferências, palestras, debates, comissões de avaliação, conselhos editoriais, órgãos de fomento, comitês científicos e outros?
( )sim ( )não

4. Atividades Administrativas e/ou de Extensão Universitária – Comissão de Extensão e Conselho de Departamento

Indicadores:
a. O docente atua(ou) em atividades de extensão e a transferência de conhecimento ou tecnologia?
( )sim ( )não
b. O docente apresenta participação ativa em sociedades profissionais e científicas?
( )sim ( )não
c. O docente participa(ou) da produção de artigos de divulgação, atividades educativas na mídia, ensino à distância, produção de vídeos e outros materiais didáticos para ampla e social divulgação do conhecimento?
( )sim ( )não
d. O docente participa(ou) de maneira constante e efetiva em atividades assistenciais (clínica, extramuros, assessoria pedagógica a órgãos públicos entre outros) em sua área de atuação e definidas pelo Departamento e pela área de Saúde da Unicamp?
( )sim ( )não ( )não se aplica
e. O docente participa(ou) de atividades administrativas de maneira efetiva no âmbito da Faculdade, tais como: chefe de departamento, coordenador de comissões, órgãos colegiados, diretorias, coordenadorias, comissões?
( )sim ( )não

Comentários da Comissão de Extensão e/ou Departamento:

5. Comprometimento Institucional – Conselho de Departamento e Diretor de Unidade
Indicadores:
Espera-se que o docente no cargo de Professor Titular (MS6) mantenha uma efetiva e constante participação na vida acadêmica da FOP, se envolvendo sem prejuízo às atividades fins, em atividades que auxiliem na administração, gestão, coordenação, assistência e auxílio na obtenção de recursos materiais e financeiros para o uso coletivo de maneira desprendida e motivada.

Parecer do Departamento:

6. Avaliação Final – Comissão de Docentes da FOP

a. O docente teve seus dois últimos relatórios de atividade aprovados sem recomendações pela Congregação da FOP e CADI?
( )sim ( )não
b. O docente cumpriu o interstício mínimo estabelecido pelo Regimento Geral da Unicamp para concursos de títulos ou cargos?
( )sim ( )não
c. O docente apresenta atividades acadêmicas que envolvem atuação no Ensino, Pesquisa e/ou Extensão Universitária?
( )sim ( )não
d. O docente apresenta evidências concretas de compromisso institucional?
( )sim ( )não
e. O docente apresenta os requisitos mínimos em atividades de ensino, pesquisa e extensão que recomende sua inscrição a concursos de títulos ou cargos?
( )sim ( )não
f. O docente em pleito para ocupar o cargo de Professor Titular (MS6) demonstra inequívoca competência e liderança na sua área de conhecimento com destacado reconhecimento nas atividades desenvolvidas?
( )sim ( )não

Parecer final da Comissão de Docentes:

II) CRITÉRIOS QUANTITATIVOS MÍNIMOS

Tendo satisfeito a maioria dos critérios qualitativos acima, o docente deverá obter a pontuação mínima indicada no quadro a seguir, para cada modalidade (ensino; pesquisa; ensino, pesquisa e extensão; extensão; e atividades administrativas).

Pontuação Referente ao Nível MS-6 - Concurso para Professor Titular
(Deliberação CONSU) – PONTUAÇÃO ADQUIRIDA A PARTIR DA LIVRE-DOCÊNCIA

tabela em anexo clique aqui

Artigo 2º - Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Publicada no DOE em 14/08/2010