Portaria GR-085/2001, de 08/11/2001
Revogada pela Resolução GR-014/2015.
Revogada pela Resolução GR-013/2015.


Reitor: Hermano Tavares

Imprimir Norma
Dispõe sobre a criação da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Campinas.

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, de acordo com a manifestação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, considerando a necessidade de criação de Bases de Dados Eletrônica em texto completo da Produção Científica da Universidade, baixa a seguinte portaria.

Artigo 1º - Fica criada a Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Campinas.

Artigo 2º - É de competência da Biblioteca Central, a responsabilidade pela construção e instalação através de equipamentos e suporte de informática da Biblioteca Digital da Unicamp com publicações produzidas por Docentes e Alunos.

Artigo 3º - Compete à Biblioteca Central instituir um Grupo de Trabalho composto por Bibliotecários, Docentes e Técnicos em Informática para estruturar e disponibilizar a Biblioteca Digital.

Artigo 4º - São atribuições do Grupo de Trabalho:

I - Definir os procedimentos para captação e disponibilização de documentos científicos existentes em formato eletrônico.

II - Preparar a implantação de um Sistema Computacional para armazenamento, disponibilização e busca dos documentos em formato eletrônico-digital.

III - Definir os recursos de Hardware e Software necessários para implementação.

Artigo 5º - A Biblioteca Digital da Unicamp deverá ser estruturada através da produção Científica-Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico de: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural.

Artigo 6º - As Coleções Retrospectivas de Documentos Técnico-Científicos em formato Impresso e não existente em formato eletrônico serão tratadas por processos de conversão para formato eletrônico nas Bibliotecas de origem, através de suporte a ser oferecido pela Biblioteca Central.

Artigo 7º - O Grupo de Trabalho contará com a colaboração do CCUEC - Centro de Computação da Unicamp para o desenvolvimento de suas atividades.

Parágrafo único - Fica Designado o Grupo de Trabalho para implantação da Biblioteca Digital de Teses com os seguintes membros:

Luiz Atilio Vicentini - Diretor Associado - BC; Prof. Dr. Sérgio do Amaral - FE;

Prof. Dr. Janito Vaqueiro Ferreira - FEM; Valéria dos Santos Gouveia Martins - ATD Planejamento - BC; Regina Ap. Blanco Vicentini - Chefe de Referência - BC; Rita Ap. Sponchiado - Diretor Técnico - Biblioteca - IFGW; Gildenir Carolino Santos - Diretor Técnico - Biblioteca - FE; Sandra Lúcia Pereira - Bibliotecária - FCM; e Célia Maria Ribeiro - Bibliotecária - BC.

O Grupo de Trabalho contará com suporte técnico de:

Rubens Queiroz de Almeida - CCUEC; Gilmar Vicente - Diretor Processos Técnicos - BC; Marcos Dario Garcia Sae - ATD Sistemas Automatizados - BC; e

Marcelo de Gomensoro Malheiros - Instituto Vale do Futuro.

Artigo 8º - O Grupo de Trabalho de Implantação da Biblioteca Digital da Unicamp terá o prazo de 6 meses, a partir desta data, para estabelecer os procedimentos para cadastramento e disponibilização dos documentos em formato digital; instalar o sistema computacional de gerenciamento e busca no Banco de Dados e extinguir-se-á quando da implantação do Sistema.

Artigo 9º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.


Publicada no DOE em 09/11/2001