Resolução GR-016/2016, de 04/08/2016
Reitor: José Tadeu Jorge

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Dispõe sobre normas para o Vestibular Unicamp 2017 e dá outras providências.

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, tendo em vista o decidido na Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, em sessão de 04/08/2016, baixa as seguintes normas para o Vestibular Unicamp 2017 (VU 2017):

Artigo 1º – O VU 2017 tem por objetivos:

I. Classificar e selecionar candidatos adequados ao perfil do aluno desejado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
II. Verificar o domínio do conhecimento desenvolvido nas diversas formas de educação do ensino médio pelos candidatos;
III. Avaliar a aptidão e o potencial dos candidatos para o curso superior em que pretendam ingressar;
IV. Interagir com os sistemas de ensino fundamental e médio e contribuir para o aprimoramento da educação básica.

Parágrafo único – Para alcançar os objetivos estabelecidos, o VU 2017 avaliará os candidatos nos seguintes aspectos:

I. Capacidade de se expressar com clareza;
II. Capacidade de organizar suas ideias;
III. Capacidade de estabelecer relações;
IV. Capacidade de interpretação de dados e de fatos;
V. Capacidade de elaborar hipóteses;
VI. Domínio dos conteúdos das áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Artigo 2º – Poderá se inscrever no VU 2017 o candidato que satisfizer a uma das seguintes condições:

I. Ser portador de certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente;
II. Estar cursando o ensino médio ou equivalente;
III. Ser portador de diploma de curso superior.

Artigo 3º – A realização do VU 2017 fica a cargo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp – Comvest. À Comvest cabe a responsabilidade de divulgar, com a necessária antecedência, o período de inscrição, as datas e os locais de realização das provas e todas as informações relacionadas ao VU 2017.

§ 1º – A divulgação das listas de aprovados e da lista de espera será feita de acordo com calendário publicado no Manual do Candidato, disponível na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Artigo 4º – O período para inscrições no VU 2017 será de 01 de agosto a 01 de setembro de 2016. A inscrição será feita exclusivamente mediante preenchimento de Formulário de Inscrição na página da Comvest  (www.comvest.unicamp.br), e recolhimento do valor da Taxa de Inscrição, por meio da ficha de compensação emitida ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição.

§ 1º – As instruções necessárias para a inscrição, o Manual do Candidato e informações sobre a Unicamp e seus cursos estarão disponíveis na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

§ 2º – Os candidatos isentos da taxa de inscrição serão dispensados do recolhimento da Taxa de Inscrição.

§ 3º – O processo de inscrição somente será validado com o recolhimento da Taxa de Inscrição. A situação da inscrição deverá ser consultada pelo candidato na página da Comvest, www.comvest.unicamp.br, a partir de 72 horas após o pagamento da taxa. Qualquer irregularidade deverá ser comunicada imediatamente à Comvest.

§ 4º – Somente é possível realizar uma inscrição por CPF, tanto para candidatos pagantes da taxa de inscrição, como para candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição. Em caso de necessidade de alteração de dados da inscrição, os candidatos deverão acessar e preencher o formulário eletrônico de alteração de dados da inscrição. Em caso de alteração, será considerado válido apenas o último formulário de alteração preenchido dentro do prazo determinado no Manual do Candidato.

§ 5º – Candidatos de nacionalidade brasileira e candidatos estrangeiros, portadores de Registro Nacional de Estrangeiro, deverão informar o número do CPF ao preencher o Formulário de Inscrição. Será aceito exclusivamente o número do CPF do candidato, não podendo ser utilizado o CPF de responsável. Além do número do CPF, deverá ser informado o número de um documento de identificação com fotografia, podendo ser cédula de identidade (RG), passaporte, registro nacional de estrangeiros, carteira expedida por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei ou carteira de motorista que contenha a foto do candidato.

§ 6º – O candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar o documento de identificação com fotografia indicado no Formulário de Inscrição, quando da realização das provas.

§ 7º – Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura e/ou das impressões digitais de cada um. 

§ 8º – O candidato que, por algum motivo, se recusar a seguir o procedimento do § 7º deste Artigo, deverá assinar uma declaração em que assume a responsabilidade por essa decisão. A recusa ao procedimento deste Parágrafo acarretará a anulação da prova e, portanto, a eliminação do candidato do VU 2017.

§ 9º – Ao se identificar, no 1º dia de prova da 2ª fase, o candidato deverá entregar uma foto 3x4, tirada em 2016, ao responsável pela identificação.

Artigo 5º – O candidato com deficiência ou em condições que exijam recursos específicos para realizar as provas deverá solicitar e informar no campo específico da ficha de inscrição suas necessidades e anexar os documentos relacionados nos incisos I e II.

I) Relatório Oficial, conforme formulário disponível na página da Comvest, que deverá:

a. Conter datas, desenvolvimento, evolução da doença e/ou deficiência;
b. Ser emitido por um especialista na área;
c. Conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) ou Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF), referente à deficiência ou à condição específica devidamente fundamentada pelo profissional;
d. Conter a indicação das condições especiais necessárias para a realização da prova devidamente fundamentada pelos profissionais; 
e. Ser preenchido com letra legível.

II) Declaração(ões) da(s) Escola(s) onde o candidato cursou as três séries do ensino médio atestando que o mesmo usufruiu de recursos específicos para a realização de provas, indicando-os ou uma justificativa, caso o candidato não tenha utilizado esses recursos.

§ 1º - A Comvest poderá, a seu critério, realizar as diligências necessárias à verificação da veracidade das declarações apresentadas.

§ 2º - A solicitação do candidato será analisada e deferida/indeferida por uma subcomissão especial da Comvest, composta por especialistas.

§ 3º - O candidato que não anexar os documentos discriminados nos incisos I e II ou que tiver sua solicitação de condições especiais indeferida, pela Comvest, deverá realizar as provas nas mesmas condições dos demais candidatos.

§ 4º - As provas para os candidatos com deficiência ou em condições que exijam recursos específicos e que tiveram a solicitação deferida serão realizadas em Campinas, Ribeirão Preto e em São Paulo.

§ 5º - Nos casos que a subcomissão considerar necessário, o candidato que for aprovado para a 2ª fase deverá realizar em Campinas avaliação por equipe multiprofissional e interdisciplinar após a 2º fase, antes da divulgação do resultado. A critério da equipe, o candidato poderá ser desclassificado se os recursos específicos solicitados não forem considerados pertinentes.

§ 6º - O Coordenador Executivo da Comvest indicará o presidente para a equipe multiprofissional interdisciplinar, e este poderá compô-la com até quatro especialistas.

§ 7º - O Relatório Oficial terá validade somente para as provas do vestibular do ano 2017.

§ 8º - Os relatórios (do profissional) e a Declaração da Escola encaminhados deverão ser originais ou cópia autenticada e postados até o último dia de inscrição.

§ 9º - O envio de relatórios e exames complementares não substitui o relatório oficial, modelo disponível na página da Comvest, junto com a ficha de inscrição.

§ 10º - O candidato cujo laudo seja considerado inválido ou tenha a solicitação indeferida poderá interpor recurso no prazo de 2 dias úteis após a publicação no dia 7 de outubro de 2016, vedada a juntada de documentos.

Artigo 6º – A Taxa de Inscrição para o VU 2017 será de R$ 160,00 (cento e sessenta reais).

§ 1º - Não será aceito pedido de devolução do valor da taxa de inscrição, ainda que tenha sido pago em valor superior ou em duplicidade.

§ 2º – No período compreendido entre 9 horas do dia 10 de agosto e 17 horas do dia 12 de agosto de 2016, a Comvest receberá solicitações de redução parcial de taxa de inscrição do VU 2017, prevista no caput, no valor de 50%, nos termos da Lei estadual nº 12.782 de 20 de dezembro de 2007. A solicitação será efetuada em formulário eletrônico que estará disponível na página da Comvest, (www.comvest.unicamp.br), pelos interessados, desde que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:

I.  Sejam estudantes, assim considerados, os que se encontrem regularmente matriculados em:

a) uma das séries do ensino fundamental ou médio;
b) curso pré–vestibular;
c) curso superior, em nível de graduação ou pós–graduação.

II. Percebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estejam desempregados.

§ 3º – No dia 18 de agosto de 2016, das 9 às 20 horas, os candidatos que solicitaram redução da taxa prevista no parágrafo anterior deverão comparecer à Unicamp, em local a ser informado na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), munidos da documentação comprobatória, originais e cópia, conforme especificado a seguir: 

I. Para a comprovação da condição de estudante, será aceito um dos seguintes documentos recentes:

a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino, pública ou privada;
b) carteira de identidade estudantil ou documento similar, válido, expedido por instituição  pública ou privada, ou por entidade de representação discente. 

II. Para a comprovação de renda, será aceito um dos seguintes documentos recentes:

a) contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador; 
b) extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio doença, pensão, pecúlio, auxílio reclusão e previdência privada. Na falta deste, será aceito extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício; 
c) recibos de comissões, aluguéis, pró–labores e outros; 
d) comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, será aceito extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor; 
e) comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como por exemplo, bolsa escola, bolsa família e cheque cidadão.

III. Para a comprovação da condição de desempregado, será aceito um dos seguintes documentos:

a) recibos de seguro desemprego e do FGTS; 
b) documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso de contrato em carteira de trabalho, anexar ainda as cópias das páginas de identificação. 

§ 4º – Serão considerados desempregados os candidatos que, tendo estado empregados em algum momento nos últimos 12 meses, estiverem sem trabalho no período da inscrição. 

§ 5º – A lista dos candidatos beneficiados pela redução parcial de taxa de 50%, de que trata o § 2º, será disponibilizada na página da Comvest, www.comvest.unicamp.br, no dia 23 de agosto de 2016.

§ 6º – A inscrição no VU 2017, com redução parcial de taxa, somente se efetivará com a realização do pagamento do valor correspondente a 50% da taxa de inscrição.

§ 7º – Os candidatos beneficiados pela redução parcial da taxa de que trata o § 2º deverão proceder à posterior inscrição no VU 2017, nos termos do Artigo 4º desta Resolução, sendo que a ficha de compensação emitida ao final do preenchimento do formulário de inscrição já será impressa com o valor da redução.

Artigo 7º – As 3.330 vagas oferecidas no VU 2017 são distribuídas entre os cursos de Graduação da Unicamp, conforme descrito abaixo:

Administração (Noturno) - 180 vagas
Administração Pública (Noturno) - 60 vagas
Arquitetura e Urbanismo (Noturno) - 30 vagas
Artes Cênicas (Integral) - 25 vagas
Artes Visuais (Integral) - 30 vagas
Ciência da Computação (Noturno) - 50 vagas
Ciências Biológicas (Integral) - 45 vagas
Ciências Biológicas – Licenciatura (Noturno) - 45 vagas
Ciências do Esporte (Integral) - 60 vagas
Ciências Econômicas (Integral) - 70 vagas
Ciências Econômicas (Noturno) - 35 vagas
Ciências Sociais (Integral) - 55 vagas
Ciências Sociais (Noturno) - 55 vagas
Comunicação Social – Midialogia (Integral) - 30 vagas
Curso 51 – Ingresso para: Engenharia Física (Integral), Física (Integral), Física: Física Médica e Biomédica (Integral), Matemática (Integral), Matemática Aplicada e Computacional (Integral) – 155 vagas
Dança (Integral) - 25 vagas
Educação Física (Integral) - 50 vagas
Educação Física (Noturno) - 50 vagas
Enfermagem (Integral) - 40 vagas
Engenharia Agrícola (Integral) - 70 vagas
Engenharia Ambiental (Noturno) - 60 vagas
Engenharia Civil (Integral) - 80 vagas
Engenharia de Alimentos (Integral) - 80 vagas
Engenharia de Alimentos (Noturno) - 35 vagas
Engenharia de Computação (Integral) - 90 vagas
Engenharia de Controle e Automação (Noturno) - 50 vagas
Engenharia de Manufatura (Integral) - 60 vagas
Engenharia de Produção (Integral) - 60 vagas
Engenharia de Telecomunicações (Integral) - 50 vagas
Engenharia Elétrica (Integral) - 70 vagas
Engenharia Elétrica (Noturno) - 30 vagas
Engenharia Mecânica (Integral) - 140 vagas
Engenharia Química (Integral) - 60 vagas
Engenharia Química (Noturno) - 40 vagas
Estatística (Integral) - 70 vagas
Estudos Literários (Integral) - 20 vagas
Farmácia (Integral) - 40 vagas
Filosofia (Integral) - 30 vagas
Física – Licenciatura (Noturno) - 40 vagas
Fonoaudiologia (Integral) - 30 vagas
Geografia (Integral) - 20 vagas
Geografia (Noturno) - 30 vagas
Geologia (Integral) - 20 vagas
História (Integral) - 40 vagas
Letras – Licenciatura (Integral) - 30 vagas
Letras – Licenciatura (Noturno) - 30 vagas
Licenciatura Integrada Química/Física (Noturno) - 30 vagas
Linguística (Integral) - 20 vagas
Matemática – Licenciatura (Noturno) - 70 vagas
Medicina (Integral) - 110 vagas
Música: Composição (Integral) - 5 vagas
Música Erudita: Instrumentos (Integral) - 22 vagas
Música: Licenciatura (Integral) - 15 vagas
Música Popular: Instrumentos  (Integral) - 19 vagas
Música: Regência (Integral) - 4 vagas
Nutrição (Integral) - 60 vagas
Odontologia (Integral) - 80 vagas
Pedagogia – Licenciatura (Integral) - 45 vagas
Pedagogia – Licenciatura (Noturno) - 45 vagas
Química (Integral) - 70 vagas
Química Tecnológica (Noturno) - 40 vagas
Sistemas de Informação (Integral) - 45 vagas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Noturno) - 45 vagas
Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno) - 50 vagas
Tecnologia em Saneamento Ambiental (Integral) - 40 vagas
Tecnologia em Saneamento Ambiental (Noturno) - 50 vagas

§ 1º – Nos cursos de Música Erudita: Instrumentos, as vagas serão distribuídas nas seguintes modalidades de acesso, com suas respectivas vagas:

Música Erudita: Violino - 3 vagas
Música Erudita: Violão - 3 vagas
Música Erudita: Contrabaixo - 1 vaga
Música Erudita: Flauta - 1 vaga
Música Erudita: Trombone - 2 vagas
Música Erudita: Trompete - 2 vagas 
Música Erudita: Voz - 2 vagas
Música Erudita: Violoncelo - 2 vagas
Música Erudita: Viola - 2 vagas
Música Erudita: Piano - 2 vagas
Música Erudita: Percussão - 2 vagas

§ 2º – Nos cursos de Música Popular: Instrumentos, as vagas serão distribuídas nas seguintes modalidades de acesso, com suas respectivas vagas:

Música Popular: Saxofone - 3 vagas
Música Popular: Violão - 3 vagas
Música Popular: Guitarra - 3 vagas
Música Popular: Contrabaixo - 3 vagas
Música Popular: Bateria - 3 vagas
Música Popular: Voz - 3 vagas
Música Popular: Piano - 1 vaga

§ 3º – Havendo vagas não preenchidas nos cursos de Música Erudita: Instrumentos e Música Popular: Instrumentos, conforme especificado nos parágrafos 1º e 2º acima, haverá remanejamento das vagas ociosas para as demais modalidades de acesso, na ordem em que são apresentadas nos parágrafos 1º e 2º acima, com o limite de uma vaga por opção instrumental. De acordo com a necessidade de preenchimento de vagas haverá remanejamento das vagas ociosas entre os cursos de Música Erudita e Popular, também respeitando a sequência descrita nos parágrafos 1º e 2º.

§ 4º – Havendo vagas não preenchidas nos cursos de Música Erudita: Instrumentos e Música Popular: Instrumentos, conforme especificado nos parágrafos 1º, 2º e 3º acima, haverá remanejamento das vagas ociosas para os cursos de Música: Composição, Regência ou Licenciatura. Essas vagas serão distribuídas respeitando a sequência de um aluno para o curso Composição, um aluno para o curso Regência e um aluno para o curso Licenciatura. Ainda havendo vagas ociosas, serão convocados os candidatos na ordem dos cursos supracitados até serem preenchidas todas as vagas.

§ 5º - Havendo vagas não preenchidas nos cursos de Música: Composição, Regência ou Licenciatura, haverá remanejamento das vagas ociosas para os cursos de Música Erudita: Instrumentos e Música Popular: Instrumentos.

Artigo 8º – O VU 2017 será realizado em duas fases. Além dessas duas fases, haverá provas de Habilidades Específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Cursos de Música.

§ 1º - A 1ª fase do VU 2017 será realizada no dia 20 de novembro de 2016. A 2ª fase do VU 2017 será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017.

§ 2º - As provas de Habilidades Específicas para os cursos de Música serão realizadas antes da primeira fase do Vestibular Unicamp 2017 e serão divididas em duas etapas:

Etapa I: dias 02 a 09 de setembro de 2016 – envio de arquivo digital para a página eletrônica da Comvest. Mais informações estão disponíveis no Manual do Candidato e na página da Comvest.

Etapa II: dias 09 e 10 de outubro de 2016 – avaliações presenciais a serem realizadas em Campinas, no Instituto de Artes, Unicamp. A lista de convocados e os horários das provas para a Etapa II serão divulgados na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), no dia 26 de setembro de 2016.

§ 3º - As provas de Habilidades Específicas, exceto para os cursos de Música, serão realizadas de 23 a 26 de janeiro de 2017. Locais e horários das provas serão divulgados na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Artigo 9º – No ato da inscrição ao VU 2017, o candidato deve optar pelo curso em que deseja inscrever-se em 1ª opção.

§ 1º – É facultada ao candidato a inscrição em cursos em 2ª opção.

§ 2º – Não podem ser escolhidos em 2ª opção os cursos que exigem provas de Habilidades Específicas, listados no Artigo 8º.

Artigo 10 – Os programas das provas do Vestibular Unicamp, que servem de base para as questões das provas de 1ª e de 2ª fases constam do anexo desta resolução.

Artigo 11 – A 1ª fase será constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 90 (noventa) questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio.

§ 1º – O candidato terá no máximo 5 (cinco) horas e no mínimo 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos para a realização da prova da 1ª fase. 

§ 2º – Cada questão da prova de Conhecimentos Gerais valerá um ponto. A nota da prova da 1ª fase – N – será a nota da prova de Conhecimentos Gerais. 

§ 3º – Serão eliminados do VU 2017 os candidatos ausentes ou que obtiverem nota 0 (zero) na prova da 1ª fase. 

§ 4º - A todo candidato presente será atribuída uma nota padronizada da 1ª fase (NPFI). A padronização atribui 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão das notas brutas. A NPFI do candidato é dada por:

NPFI = 500 + (N – M) x 100/DP,

onde: 

1. N é a nota definida no § 2º; 
2. M é a média de N dos candidatos presentes na 1ª fase, e M será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
3. DP é o desvio padrão de N dos candidatos presentes na 1ª fase, e DP será arredondado para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
4. A nota padronizada da 1ª fase NPFI será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1.

§ 5º - Ao candidato que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com presença nos dois dias de prova, em 2015 ou 2016, e autorizado sua utilização, será atribuída uma nota padronizada do ENEM (NPE). A padronização atribui 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A NPE do candidato é dada por:

NPE = 500 + (NE – ME) x 100/DPE,

onde: 

1. NE é a soma dos escores do ENEM nas provas de múltipla escolha;
2. ME é a média de NE entre todos os candidatos presentes que indicaram o uso do ENEM, e ME será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
3. DPE é o desvio padrão de NE entre todos os candidatos presentes que indicaram o uso do ENEM, e DPE será arredondado para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
4. A nota padronizada do ENEM, NPE, será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1.

§ 6º - Ao candidato presente na Etapa II da prova de Habilidades Específicas de Música, será atribuída uma nota padronizada da Música (NPM). A padronização atribui: 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A NPM do candidato é dada por:

NPM = 500 + (NM – MM) x 100 / DPM,

onde: 

1. NM é a nota da prova de Habilidades Específicas de Música.
2. MM é a média de NM entre todos os candidatos presentes à prova de Habilidades Específicas de Música e MM será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5.
3. DPM é o desvio padrão de NM entre todos os candidatos presentes na prova de Habilidades Específicas de Música e DPM será arredondado para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
4. A nota padronizada da prova de Habilidades Específicas de Música, NPM, será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1.

Artigo 12 – A nota final da 1ª fase – NFI – será calculada da seguinte maneira:

I. Para os candidatos que não tenham solicitado a utilização da nota do ENEM, a NFI será a nota padronizada da prova da 1ª fase, a NPFI, calculada segundo o § 4º do Artigo 11, exceto para os candidatos aos cursos de Música.

II. Para os candidatos que tenham prestado o ENEM em 2015 ou 2016 e que tenham solicitado sua utilização, a nota da 1ª fase, NFI, para fins de classificação para a 2ª fase, será a maior entre a) e b) a seguir:

a) NFI = 0,80 NPFI + 0,20 x NPE
b) NFI = NPFI,

onde NPFI é a nota padronizada da prova da 1ª fase do VU 2017, calculada segundo o § 4º do Artigo 11, e NPE é a nota padronizada obtida pelo candidato nas edições de 2015 ou 2016 do ENEM, excetuando-se a prova de redação do ENEM, calculada segundo o § 5º do Artigo 11, exceto para os candidatos aos cursos de Música.

III. Para os candidatos aos cursos de Música que não tenham solicitado a utilização da nota do ENEM, a NFI será a média aritmética da NPFI, calculada segundo o § 4º do Artigo 11, e da NPM, calculada segundo o § 6º do Artigo 11.

IV. Para os candidatos aos cursos de Música que tenham prestado o ENEM em 2015 ou 2016 e que tenham solicitado sua utilização, a NFI será a maior entre a) e b) a seguir: 

a) NFI = 0,40 NPFI + 0,20 NPE + 0,40 NPM
b) NFI = 0,50 NPFI + 0,50 NPM, 

onde NPFI é a nota padronizada da prova da 1ª fase do VU 2017, calculada segundo o § 4º do Artigo 11 e NPE é a nota padronizada obtida pelo candidato nas edições de 2015 ou 2016 do ENEM, excetuando-se a prova de redação do ENEM, calculada segundo o §5º do Artigo 11, e NPM é a nota padronizada obtida pelo candidato na prova de Habilidades Específicas de Música, calculada segundo o § 6º do Artigo 11.

§ 1º – Só poderá ser aplicada a fórmula de aproveitamento da nota do ENEM para os candidatos que tenham obtido nota maior do que 0 (zero) na prova de 1ª fase do VU 2017.

§ 2º – Só serão utilizadas as notas do ENEM para fins de classificação para a 2ª fase do VU 2017 caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao ENEM 2016 até o dia 27 de novembro de 2016. Caso contrário, as notas do ENEM, de 2015 ou 2016, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do VU 2017 e a nota NFI utilizada para a classificação para a 2ª fase do VU 2017 será dada por NPFI, como em II.b) ou como em IV.b) deste Artigo.

§ 3º – Só serão utilizadas as notas do ENEM para compor a nota da 1ª fase no cálculo da nota final do VU 2017 caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas relativas ao ENEM 2016 até o dia 20 de janeiro de 2017. Caso contrário, as notas do ENEM, de 2015 ou 2016, não serão consideradas para nenhum candidato do VU 2017 e a nota NFI utilizada para o cálculo da nota final do VU 2017 será dada por NPFI, como em II.b) ou como em IV.b) deste Artigo.

V. Aos participantes do PAAIS, será acrescida a pontuação conforme Artigo 18.

Artigo 13 – A convocação para a 2ª fase será realizada por curso. Em cada curso, serão convocados os candidatos que optaram pelo curso em primeira opção e obtiveram 550 (quinhentos e cinquenta) ou mais pontos na nota final da 1ª fase, NFI, calculada segundo o Artigo 12, com as restrições contidas nos Parágrafos 1º e 2º deste Artigo.

§ 1º – O número máximo de convocados para a 2ª fase,  para os cursos cuja relação candidato/vaga seja menor do que 100 (cem), será limitado ao máximo de 6 (seis) vezes o número de vagas do curso. Para os cursos cuja relação candidato/vaga seja superior ou igual a 100 (cem), o limite máximo será o de 8 (oito) vezes o número de vagas do curso. Para os cursos cuja relação candidato/vaga seja superior ou igual a 200 (duzentos), o limite máximo será o de 10 (dez) vezes o número de vagas do curso, segundo o Artigo 7º, entre candidatos que optaram pelo curso em primeira opção, convocados em ordem decrescente de NFI.

§ 2º – O número mínimo de convocados para a 2ª fase, em cada curso, será de 3 (três) vezes o número de vagas do curso, segundo o Artigo 7º. Quando esse número não for atingido aplicando-se o critério do caput, serão convocados candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção, em ordem decrescente de NFI, desde que cumprido o disposto no § 3º do Artigo 11, até esse número ser atingido.

§ 3º – Para o cálculo dos limites de convocados dos § 1º e 2º deste Artigo, não serão computados os candidatos que não completarão o ensino médio no ano letivo de 2016, segundo declaração feita no campo apropriado do Formulário de Inscrição ao VU 2017.

§ 4º – Ocorrendo empate na última colocação, em qualquer situação, serão convocados para a 2ª fase todos os candidatos nessa condição.

Artigo 14 – A 2ª fase será constituída de provas com questões dissertativas, distribuídas em três dias, sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, como estabelecidas nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, seguindo os programas constantes do anexo a esta resolução.

§ 1º – As provas da 2ª fase serão idênticas para os candidatos de todas as áreas de conhecimento.

§ 2º – Cada questão dissertativa valerá 4 (quatro) pontos, cada uma contendo 2 (dois) itens, valendo 2 (dois) pontos cada item. 

§ 3º – As provas da 2ª fase serão realizadas em três dias consecutivos, obedecendo à seguinte distribuição:

I. Primeiro dia: prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidos pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com 6 (seis) questões. 
II. Segundo dia: prova de Geografia, prova de História e prova de Matemática, cada uma delas com 6 (seis) questões.
III. Terceiro dia: prova de Ciências Biológicas, prova de Química e prova de Física, cada uma delas com 6 (seis) questões.

§ 4º – O candidato terá no máximo 4 (quatro) horas e no mínimo 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos para a realização das provas estabelecidas para cada dia. Poderá ser concedido tempo adicional aos candidatos nos casos previstos no Artigo 5º. 

§ 5º – A ausência ou a obtenção de nota 0 (zero) em qualquer uma das provas, exceto nas provas de  Habilidades Específicas, eliminará o candidato do VU 2017.

Artigo 15 – As provas de Habilidades Específicas valerão 48 (quarenta e oito) pontos. Os critérios de avaliação das provas de Habilidades Específicas de cada curso estarão detalhados no Manual do Candidato.
 
Parágrafo único – O candidato que não realizar ou obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das provas de Habilidades Específicas no VU 2017 continuará concorrendo em sua segunda opção, caso ela exista.

Artigo 16 – Para efeito de classificação, a pontuação do candidato será calculada pela padronização das notas obtidas em cada prova, da seguinte maneira: 

I. Ao candidato será atribuída uma nota padronizada (NP) em cada prova. A padronização atribuirá 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A NP do candidato em cada prova será dada por:

NP = 500 + (N – M) x 100/DP,

onde: 

1. N é a nota bruta obtida pelo candidato na prova;
2. M é a média da prova entre todos os candidatos que a fizeram e obtiveram nota maior do que zero. M será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
3. DP é o desvio padrão da distribuição de notas da prova entre todos os candidatos que a fizeram e obtiveram nota maior do que zero. DP será arredondado para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
4. A nota padronizada NP será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1;
5. A nota padronizada da 1ª fase será calculada segundo o Artigo 12. 

II. Ao candidato será atribuída uma nota padronizada (NR) da prova de Redação. A padronização atribuirá 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A NR do candidato na prova de Redação será dada por:

NR = 500 + (N – M) x 100/DP,

onde: 

1. N é a nota bruta obtida pelo candidato na prova de Redação (soma das notas dos dois textos);
2. M é a média da prova de Redação entre todos os candidatos que a fizeram e obtiveram nota maior do que zero. M será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
3. DP é o desvio padrão da distribuição de notas da prova de Redação entre todos os candidatos que a fizeram e obtiveram nota maior do que zero. DP será arredondado para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,5;
4. A nota padronizada NR será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1; 
5. A nota padronizada da 1ª fase será calculada segundo o Artigo 12.

III. Ao candidato será atribuída a Nota Padronizada de Opção (NPO), para cada opção escolhida, que definirá a classificação do candidato em suas opções, segundo o Art. 20. A NPO será dada por: 

NPO = 0,30 NFI + 0,20 NR + 0,50 NF2,

onde NFI é a nota final da 1ª fase conforme Art. 12, NR é a nota padronizada da prova de Redação e NF2 é a nota das questões da 2ª fase dada pela média ponderada das provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Ciências Biológicas e Habilidades Específicas. A nota padronizada NPO será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1; 

Assim, a NF2 é dada por 


onde NLPL, NMAT, NHIS, NGEO, NFIS, NQUI, NBIO e NHE são as notas nas provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Ciências Biológicas e Habilidades Específicas, respectivamente, enquanto PLPL, PMAT, PHIS, PGEO, PFIS, PQUI e PBIO são os respectivos pesos, conforme a tabela do Art. 17 e para os cursos que exigem a prova de Habilidades Específicas, PHE = 3 e para os demais PHE = 0.  A nota padronizada NF2 será arredondada para o resultado mais próximo da multiplicação de um inteiro por 0,1

Artigo 17 – A cada curso são associadas até duas provas que são consideradas as provas prioritárias do curso. A cada prova prioritária é atribuída a Nota Mínima de Opção (NMO), que é utilizada, conforme o Art. 20, para classificação e convocação dos candidatos em cada opção. A tabela a seguir apresenta os cursos da Unicamp, os pesos das provas, relativos ao Art. 16, as provas prioritárias e as NMOs consideradas no VU 2017.




A. Curso com prova de Habilidades Específicas e que, portanto, só pode ser escolhido em primeira opção.
B. Cursos ministrados na Faculdade de Ciências Aplicada, em Limeira.
C. Cursos que possuem um núcleo comum nos primeiros semestres e constituem opção conjunta para ingresso (Engenharia Física; Física; Física: Médica e Biomédica; Matemática e Matemática Aplicada e Computacional - diurnos, em período integral).
D. A opção Música Erudita oferece os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, trompete, trombone, percussão, piano, violão e voz.
E. A opção Música Popular oferece os seguintes instrumentos: guitarra, contrabaixo, piano, saxofone, voz, bateria e violão.
F. Curso ministrado no campus de Piracicaba.
G. Cursos ministrados na Faculdade de Tecnologia, em Limeira.

Artigo 18 – De acordo com o disposto na Deliberação CONSU A-12 de 25/5/2004, os estudantes que tenham cursado e concluído as três séries do ensino médio ou supletivo (Educação de Jovens e Adultos – EJA), em escolas da rede pública no Brasil ou concluído o ensino médio pelo ENEM, poderão participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).  As formas aceitas de realização do ensino médio para esse efeito são: 

a. Ensino médio regular, as três séries do ensino médio realizadas em estabelecimentos da rede pública nacional;
b. Ensino médio supletivo presencial, EJA, todo realizado na rede pública nacional; 
c. Conclusão do ensino médio pelo ENEM, preenchendo uma das seguintes condições: 

1. comprovar ter cursado os últimos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) integralmente em escola pública e declarar não ter cursado nenhum dos anos do Ensino Médio regular;
2. declarar não ter cursado o período realizado no Ensino Médio em escola privada.

§ 1º – A participação no PAAIS é facultativa e deverá ser indicada no Formulário de Inscrição.

§ 2º – Aos participantes do PAAIS serão adicionados 60 pontos às NFI, e para os convocados para a 2ª fase, serão adicionados 90 pontos à NR e 90 pontos à nota de cada prova que compõe a NF2. 

§ 3º – Aos participantes do PAAIS que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, segundo a classificação utilizada pelo IBGE, serão adicionados mais 20 pontos às NFI, e para os convocados para a 2ª fase, serão adicionados mais 30 pontos à NR e mais 30 pontos à nota de cada prova que compõe a NF2.

§ 4º – Os candidatos beneficiários do PAAIS deverão comprovar, no momento da matrícula, ter cursado integralmente e concluído todo o ensino médio na rede pública nacional ou concluído o ensino médio pelo ENEM, segundo as exigências do caput, mediante entrega de cópia, autenticada em Cartório ou acompanhada do original, do Histórico Escolar completo do ensino médio, conclusão do ENEM, inclusive no caso do ensino médio supletivo no Programa EJA, emitido pelo(s) estabelecimento(s) de ensino onde tenham estudado. 

§ 5º – O candidato convocado que não apresentar os documentos comprobatórios exigidos no § 4º deste Artigo estará eliminado do VU 2017 e terá a matrícula na Unicamp negada, não sendo possível abdicar dos pontos do PAAIS de maneira que estes sejam retirados do cômputo da nota.

§ 6º – Caso se comprove, em qualquer momento após a matrícula efetuada, que os documentos comprobatórios exigidos no § 4º deste Artigo não são legítimos ou idôneos, a matrícula será cancelada. Caso o estudante tenha concluído o curso, seu diploma será considerado inválido pela Unicamp.

Artigo 19 - Não poderão se beneficiar do PAAIS candidatos que, embora atendam aos critérios de inclusão, já tenham concluído curso de graduação e/ou pós-graduação e Instituição de Ensino Superior – IES públicas brasileiras (municipais, estaduais ou federais) tendo, assim, já recebido financiamento estatal para inclusão social.

Artigo 20 – Ocorrerão chamadas de convocados para matrícula e declaração de interesse por vagas, em datas, procedimentos e formatos estabelecidos no Manual do Candidato.

Artigo 21 – Em todas as chamadas, os candidatos serão classificados e convocados segundo os seguintes critérios:

I. Em cada curso serão convocados por ordem decrescente de NPO os candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção e que obtiveram notas padronizadas nas disciplinas prioritárias superiores ou iguais às NMOs estabelecidas no Art. 17. 
II. Havendo vagas não preenchidas pelo critério I, serão convocados por ordem decrescente de NPO todos os candidatos que optaram pelo curso, independentemente da ordem da opção e das notas nas disciplinas prioritárias do curso. 
III. Havendo vagas não preenchidas pelos critérios I e II para um curso, serão convocados candidatos que optaram por cursos afins que não foram convocados para os cursos de suas opções, em ordem decrescente de NPO para o curso onde a vaga estiver disponível, independentemente das opções originais dos candidatos. Os cursos afins são definidos por Portaria Interna da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp.

§ 1º – Os seguintes grupos de cursos são considerados como opções associadas para efeito de classificação e convocação. Os candidatos em 1ª opção, aos cursos dos seguintes grupos, que solicitarem outro curso do grupo como 2ª opção serão classificados de acordo com o critério I para o conjunto das suas opções, tendo o desempenho do candidato precedência sobre a ordem das opções.

a) Engenharia Elétrica (Integral) e Engenharia Elétrica (Noturno);
b) Engenharia Química (Integral) e Engenharia Química (Noturno);
c) Engenharia de Manufatura (Integral) e Engenharia de Produção (Integral);
d) Tecnologia em Saneamento Ambiental (Integral), Tecnologia em Saneamento Ambiental (Noturno) e Tecnologia em Construção de Edifícios (Noturno);
e) Geografia (Integral) e Geografia (Noturno);
f) Educação Física (Integral); Educação Física (Noturno) e Ciências do Esporte (Integral);
g) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Noturno) e Sistemas de Informação (Integral).

§ 2º – Os candidatos que não estiverem aptos a se matricular, por não terem concluído o Ensino Médio até o final de 2016, não serão incluídos nas listas de convocados.

Artigo 22 – Ocorrendo empate na última colocação de algum curso, o critério de desempate é a NP das provas das disciplinas prioritárias do curso, na ordem em que são apresentadas no Art. 17 para cada curso. Persistindo o empate, prevalecerão as notas padronizadas das provas na ordem em que são apresentadas no § 3º do Art. 14.

Artigo 23 – Não será concedida vista ou revisão de provas. Eventuais objeções a alguma questão do exame, encaminhadas à Comvest por remetente identificado, no prazo de até 3 dias após a realização de cada prova, serão analisadas pelas Bancas Elaboradoras, desde que devidamente embasadas. O resultado do recurso/impugnação será comunicado exclusivamente ao interessado, através de correio eletrônico.

Artigo 24 – Em caso de anulação de alguma questão ou parte de provas, por qualquer que seja a razão, será atribuída a pontuação máxima ao que foi anulado, com os seguintes valores:

I. Na prova da 1ª fase, cada questão vale 1 (um) ponto;
II. Na prova de Redação, cada texto vale, no máximo, 24 (vinte e quatro) pontos;
III. Nas provas da 2ª fase, cada questão vale, no máximo, 4 (quatro) pontos.

Artigo 25 – Os resultados do VU 2017 são válidos para a matrícula no primeiro período letivo imediatamente subsequente à sua realização.

Parágrafo único – A guarda da documentação e das provas dos candidatos ao VU 2017 dar-se-á pelo período de 06 (seis) meses a contar da data da última chamada para matrícula.

Artigo 26 – A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação da Unicamp cabe exclusivamente à Diretoria Acadêmica – DAC, exigindo-se, neste ato, a entrega de uma cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais dos documentos relacionados nos incisos deste Artigo.

I. Diploma ou Certificado de Conclusão do ensino médio, ou equivalente. 
II. Histórico Escolar completo do ensino médio ou Histórico escolar completo do ensino fundamental II e certificado de conclusão do ENEM, somente para optante do PAAIS.

§ 1º – O candidato deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento e Cédula de Identidade Nacional para brasileiros, Registro Nacional de Estrangeiro para estrangeiros residentes no Brasil e Passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil originais ou cópias autenticadas em cartório, para fins de identificação e/ou correção dos dados cadastrais.

§ 2º  O candidato que tenha concluído estudos equivalentes ao ensino médio no exterior deve apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria da Educação.
 
§ 3º – Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
 
§ 4º – A matrícula pode ser feita por procuração, nos seguintes termos:

a) Por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos.
b) Por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos.

§ 5º – Os candidatos matriculados anteriormente à data da Confirmação da Matrícula, a ser divulgada no Manual do Candidato na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), deverão obrigatoriamente confirmar sua matrícula na data estipulada no Manual do Candidato, pessoalmente ou por meio de procuração, na forma do § 4º deste Artigo. Não observar esta disposição acarretará a perda da vaga e cancelamento da matrícula na opção em que o ingressante estiver matriculado.

§ 6º – A Comvest adotará um procedimento de identificação civil dos candidatos mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura e das impressões digitais de cada candidato, durante à aplicação das provas. Os candidatos que, por qualquer motivo, se recusarem a seguir esse procedimento deverão assinar três vezes uma declaração onde assumem a responsabilidade por essa decisão.

§ 7º – Em caso de dúvidas quanto à identificação ou à documentação do candidato, a Unicamp poderá requerer laudos de especialistas, incluindo exames grafotécnicos, sobre assinaturas, provas ou outros documentos considerados relevantes.

Artigo 27 - Uma vez regularmente matriculado, e no prazo de até 30 dias, o aluno deverá, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, carregar no Sistema Acadêmico (SIGA) os documentos a seguir, os quais constarão de seu Processo de Vida Acadêmica:

I. Certidão de Nascimento ou Casamento.
II. Cédula de Identidade Nacional para brasileiros; Registro Nacional de Estrangeiro para estrangeiros residentes no Brasil; Passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil.
III. Cadastro de Pessoa Física – CPF, para os brasileiros e estrangeiros. Não será aceito CPF de responsável.
IV. Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos.
V. Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

§ 1º - O aluno menor de 18 anos deve carregar os documentos mencionados nos incisos IV e V deste Artigo tão logo esteja de posse deles ou até o final do segundo semestre letivo do ano de ingresso.

§ 2º - A não observância do disposto no caput e no § 1º deste artigo acarretará o bloqueio da matrícula no semestre subsequente.

Artigo 28 – O candidato que pretenda conseguir aproveitamento de estudos de disciplinas anteriormente cursadas em outra Instituição de Ensino Superior (IES) deverá apresentar, no ato da matrícula, além dos documentos anteriormente mencionados, a seguinte documentação:

I. Histórico Escolar completo, até a data da matrícula, contendo data de nascimento, RG, notas, unidades de créditos e/ou respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas;
II. Programas pormenorizados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pelas IES de origem;
III. Comprovante de autorização de funcionamento ou reconhecimento do curso, exceto para alunos oriundos de IES estrangeira.

Artigo 29 – O candidato convocado para a sua 2ª opção, em qualquer chamada do VU 2017, deverá optar exclusivamente por uma das situações a seguir:
 
I. Comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, em data, hora e local conforme divulgado, mantendo interesse por futuro remanejamento para o curso em primeira opção, que poderá ocorrer durante as chamadas para matrícula do VU 2017, interesse indicado no ato da matrícula;
II. Comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, em data, hora e local conforme divulgado, desistindo irrevogavelmente de possível remanejamento para o curso de sua primeira opção, que poderia ocorrer durante as chamadas para matrícula do VU 2017, desistência indicada no ato da matrícula;
III. Não comparecer para fazer a matrícula a que foi convocado, perdendo irrevogavelmente o direito à vaga no curso de segunda opção. O candidato continuará, conforme as disposições e normas deste edital, a concorrer por uma vaga ao curso de primeira opção.
 
Parágrafo único – Qualquer uma das situações previstas neste Artigo, realizada no ato da matrícula, é irreversível e irrevogável.

Artigo 30 – A matrícula só poderá ser efetuada nos dias e horários estipulados no Manual do Candidato e divulgados na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

§ 1º – O candidato que não apresentar a documentação exigida no Artigo 26 não terá sua matrícula efetuada.

§ 2º – Não se admite, em hipótese alguma, matrícula condicional.

Artigo 31 – Constatadas desistências após a matrícula da 1ª chamada, novas listas de convocados serão publicadas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), seguindo-se a ordem de classificação estabelecida conforme o Artigo 21, nas datas constantes do Manual do Candidato e divulgadas na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Artigo 32 – É vedada, por lei, a matrícula simultânea em mais de uma instituição pública de ensino superior federal, estadual ou municipal. Os convocados para matrícula na Unicamp que já estiverem matriculados em outro curso de graduação de instituição pública de ensino superior federal, estadual ou municipal, deverão cancelar esta matrícula ao fazerem a matrícula na Unicamp, e não podem se matricular posteriormente em outra instituição pública de ensino superior federal, estadual ou municipal, sem cancelar a matrícula na Unicamp. Em qualquer caso de matrícula simultânea, o candidato terá sua matrícula na Unicamp cancelada automaticamente.

Artigo 33 – O aluno já matriculado em um curso da Unicamp e que, em virtude de aprovação no VU 2017, efetuar matrícula em novo curso, terá sua matrícula cancelada no curso anterior, prevalecendo a vaga conseguida no VU 2017 .

Artigo 34 – Não será permitida a permuta de vagas entre candidatos classificados no VU 2017.

Artigo 35 – Será eliminado do VU 2017 o candidato que desrespeitar as normas desta Resolução e demais instruções de realização das provas contidas no Manual do Candidato e na folha de rosto do caderno de questões das provas de 1a e 2ª fases.

Artigo 36 - O candidato aprovado e regularmente matriculado será submetido a identificação civil, em datas e horários a serem definidos pela Comvest. O candidato que, por qualquer motivo, não realizar tal procedimento nos prazos e na forma definidos pela Comvest terá sua matrícula cancelada.

Artigo 37 – Será eliminado do VU 2017 e terá sua matrícula na Unicamp cancelada, caso já efetuada, o candidato que recorrer a qualquer forma de fraude, independentemente do momento em que for constatada a fraude. 

Artigo 38 – Os casos omissos nesta Resolução e no Manual do Candidato serão decididos por uma comissão formada pelos Coordenadores Executivo e Adjunto da Comvest e pelo Pró-Reitor de Graduação.

Artigo 39 – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.


PROGRAMAS DAS PROVAS DO VESTIBULAR UNICAMP 2017

APRESENTAÇÃO

As provas do Vestibular Unicamp apresentam questões que solicitam do candidato a integração dos conceitos, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos e da informação correspondentes às diversas áreas do conhecimento, dentro dos parâmetros e do contexto da educação básica. Além disso, o Vestibular Unicamp também avalia a capacidade analítica e de abstração dos candidatos, propondo, como foco, a capacidade de utilizar o conhecimento de forma integrada para a solução de problemas em diversos níveis, desde aplicações a questões do cotidiano até problemas relacionados com a estrutura do conhecimento nas diversas disciplinas.

A prova de primeira fase é composta por 90 questões objetivas que avaliam, de maneira preliminar, as disciplinas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e inglês. Questões interdisciplinares também serão contempladas.

Na segunda fase, os candidatos são avaliados em Redação (prova na qual eles devem elaborar dois textos) e nas disciplinas acima mencionadas, com exceção da disciplina de Inglês, de forma mais aprofundada. As provas de segunda fase são realizadas em três dias consecutivos, sendo: a) Redação e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, no primeiro dia; b) História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Matemática, no segundo dia; c) Biologia, Física e Química, no terceiro dia. 

  • PROVAS DE REDAÇÃO E DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO

As provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da primeira e segunda fases e a de Redação da segunda fase são elaboradas para avaliar algumas características que a Universidade espera encontrar em seus alunos. Entre essas características estão a capacidade de interpretar textos de diferentes gêneros, de formular hipóteses e estabelecer relações, de expressar-se com clareza, organizar ideias, analisar fatos e dados e sustentar argumentações. Em seu conjunto, o objetivo das provas é avaliar se o candidato consegue identificar, analisar e empregar os mais variados recursos de expressão linguística, bem como se conhece alguns dos elementos mais representativos das literaturas em língua portuguesa.

A PROVA DE REDAÇÃO

A prova de Redação, composta de duas tarefas obrigatórias, busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão os interlocutores envolvidos, bem como o gênero e o propósito do texto a ser elaborado pelo candidato. 

A prova procura, desta forma, reproduzir o funcionamento do discurso no mundo real. Para que um texto seja bem sucedido em seus propósitos, o autor deve ter experiência de leitura e delinear um projeto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser atingidos por meio da formulação escrita. A avaliação dos textos produzidos levará em conta as condições propostas  na atividade: as propriedades do gênero, os participantes da interlocução, o propósito (tendo em vista o tema, a situação de interação proposta e as instruções), a leitura e a articulação entre as partes do texto.

Assim, o candidato deve, no desenvolvimento das duas tarefas, atender a requerimentos relacionados:

1) ao gênero: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados. 

2) ao propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a situação de interação proposta e as instruções de elaboração do texto.

3) à leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s) texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem.

4) à articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua. 


A PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA

O exercício da análise descontextualizada de frases e palavras ou a simples memorização de regras sobre o que se considera certo ou errado no uso linguístico não leva o indivíduo a lidar produtivamente com os fatos da linguagem oral e escrita, isto é, compreender e empregar os mais variados recursos de expressão que a língua oferece.

As provas de Língua Portuguesa do Vestibular Unicamp procuram avaliar a capacidade do candidato em compreender e interpretar textos de gêneros variados, mobilizando conhecimentos diversos, analisar a forma e o sentido das estruturas linguísticas, considerando suas condições de uso, sem perder de vista a pluralidade de normas que caracteriza as variedades do português, dentre as quais se inclui a chamada norma culta. É dessa forma que o programa apresentado mais abaixo deve ser encarado.

O vestibulando deverá, portanto, demonstrar ser capaz de analisar a língua em suas diversas modalidades, identificando recursos elaborados em diferentes níveis (fonológico, morfológico, sintático, semântico, lexical) na organização de enunciados e na composição de textos. O desenvolvimento dessa análise pressupõe:

1. Leitura

O vestibulando deverá ser capaz de construir o sentido de textos redigidos em português e de reconhecer marcas linguísticas que permitem caracterizar um determinado gênero discursivo, seja quanto à sua forma (por exemplo, dissertativo, narrativo, poético), seja quanto à sua função (por exemplo, religioso, científico, jornalístico, comercial etc.), depreendendo os efeitos desencadeados por essas marcas.

2. Formulação escrita

Na sua escrita, o candidato deverá demonstrar consistência argumentativa e domínio de recursos que sirvam à clara exposição de ideias, através de descrições, explicações, relatos, análises, comentários, exemplificações, justificativas, comparações, sugestões etc. No caso de resumos, espera-se que o candidato seja capaz de selecionar as informações relevantes e organizá-las de acordo com a sua importância dentro de um texto, bem como conhecer formas alternativas de expressão necessárias à elaboração de uma paráfrase.

3. Observação de fatos e dados da língua

O candidato deve ser capaz de analisar fatos relacionados à forma e ao sentido das estruturas linguísticas, reconhecendo elementos lexicais, gramaticais e semânticos que entram em jogo na constituição dos enunciados, usando a metalinguagem do modo mais adequado. Também deve ser capaz de caracterizar essas estruturas quanto ao seu funcionamento social, isto é, na sua relação com diferentes normas linguísticas e dinâmicas de interlocução.

Programa

1. O texto e seu funcionamento
- Gêneros discursivos – caracterização formal e funcional, produção e circulação
- Elementos de coesão textual

2. Processos de significação 
- Relações de sentido entre palavras 
- Relações de sentido nos enunciados e entre enunciados
- Deslocamentos de sentido

3. Funcionamento social da língua
- Variação linguística e categorias sociais
- Variação linguística e contextos de comunicação

4. Sintaxe da língua portuguesa
- Estrutura da sentença
- Coordenação e subordinação entre orações

5. Morfologia da língua portuguesa
- Elementos constituintes da estrutura do vocábulo
- Processos de formação de palavra
- Classes de palavra

6. Elementos de fonologia da língua portuguesa
- Os fonemas e seus alofones
- Estrutura silábica

7.  A relação entre fala e escrita


LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Considerando-se que é possível acessar, por meio da literatura, um tipo específico de experiência acumulada numa cultura, espera-se que o candidato tenha tido contato com textos narrativos, líricos e dramáticos em língua portuguesa.

Embora o texto literário se preste, por sua própria natureza, a múltiplas leituras e interpretações, que dependem em parte das circunstâncias histórico-sociais e dos objetivos do leitor, há sempre um núcleo de leituras possíveis que são delimitadas pelo próprio texto e constituem a base para qualquer interpretação posterior. No Vestibular Unicamp, essas leituras são usadas como parâmetro para elaborar as questões e avaliar o candidato quanto ao conhecimento de uma parte representativa de textos literários em língua portuguesa. Não se espera que o candidato tenha tido contato com análises literárias especializadas, que, embora adequadas no contexto acadêmico e crítico, escapam às expectativas em relação à sua formação no âmbito do ensino médio.

RELAÇÃO DE LIVROS

Para o exame Vestibular Unicamp 2017, será exigida a leitura prévia e completa do texto integral das seguintes obras:

Poesia:
Luís de Camões, Sonetos. 
Jorge de Lima, Poemas Negros (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE). 

Contos:
Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, Negrinha, do livro Negrinha. 

Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro. 

Romance: 
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago (Livro em domínio público).
Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
José de Alencar, Til.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Mia Couto, Terra Sonâmbula.

PROVA DE MATEMÁTICA

As questões de Matemática do Vestibular Unicamp, tanto na primeira quanto na segunda fase,  procuram identificar nos candidatos um conhecimento crítico e integrado da Matemática do ensino fundamental e do ensino médio. A leitura atenta dos enunciados das questões, a formulação correta dos problemas matemáticos associados, a elaboração cuidadosa dos cálculos, o uso correto das unidades, a escolha da resposta correta ou a apresentação de respostas claras são procedimentos mínimos e indispensáveis para que o candidato seja bem sucedido. O candidato deve estar familiarizado com a nomenclatura e os símbolos matemáticos usuais. Exige-se do candidato que saiba resolver problemas matemáticos relacionados ao seu cotidiano, bem como interpretar e elaborar tabelas e gráficos, além de responder questões que tratam de forma mais abstrata o conhecimento matemático. Em geral, as questões não exigem a repetição de demonstrações de teoremas clássicos, embora o conhecimento das definições e a compreensão dos principais teoremas sejam de fundamental importância para um bom desempenho do candidato.  


Programa

Conjuntos numéricos

• Representação de conjuntos, subconjuntos, união e interseção de conjuntos
• Números naturais e inteiros: operações fundamentais
• Números primos, fatoração, número de divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
• Sistema de numeração na base 10 e em outras bases
• Números reais (racionais e irracionais): operações, módulo, desigualdades, representação decimal
• Sequências numéricas, progressões aritmética e geométrica
• Números complexos: operações, módulo, representação geométrica

Funções e gráficos

• A função linear ou afim y = ax + b e seu gráfico
• A função quadrática y = ax2 + bx + c e seu gráfico
• As funções   e  e seus gráficos

• Equações e inequações envolvendo funções
• Translação e reflexão de funções, composição de funções
• Função inversa

Polinômios com coeficientes reais

• Operações com polinômios
• Raízes reais e complexas de equações polinomiais
• Fatoração e multiplicidade de raízes, teorema fundamental da álgebra
• Relações de Girard

Contagem e probabilidade
• Princípios de contagem: inclusão-exclusão e multiplicativo
• Arranjos, combinações e permutações
• Espaço amostral e o conceito de probabilidade
• Probabilidade da união e da interseção de eventos
• Probabilidade condicional
• Binômio de Newton e suas aplicações

Sistemas lineares

• Matrizes e suas operações básicas (adição, multiplicação por escalar, transposição, produto)
• Inversa de uma matriz
• Determinante de uma matriz
• Resolução e discussão de sistemas lineares, representação matricial, escalonamento

Geometria plana

• Congruência de figuras geométricas
• Congruência de triângulos
• Paralelas e transversais, teorema de Tales
• Semelhança de triângulos
• Triângulos retângulos, teorema de Pitágoras
• Relações métricas nos triângulos
• Quadriláteros notáveis
• Polígonos regulares, circunferências e círculos, perímetro, área
• Inscrição e circunscrição

Geometria espacial

• Paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos
• Poliedros, prismas e pirâmides, áreas e volumes, troncos
• Cilindros, cones e esferas, áreas e volumes, troncos
• Inscrição e circunscrição de sólidos

Trigonometria

• Medidas de ângulos, graus e radianos
• Funções trigonométricas e seus gráficos, arcos notáveis
• Identidades trigonométricas fundamentais
• Transformações trigonométricas
• Equações e inequações trigonométricas
• Lei dos senos e lei dos cossenos

Geometria analítica

• Coordenadas no plano
• Distância entre dois pontos do plano, alinhamento de três pontos
• Equação da reta no plano
• Interseções de retas no plano, paralelismo e perpendicularismo, ângulo entre duas retas
• Distância de um ponto a uma reta do plano e área de um triângulo
• Equação da circunferência, determinação de circunferências
• Reta e circunferência: posição relativa
• Elipse, hipérbole e parábola e seus gráficos

Logaritmos e exponenciais

• Potências: definição e propriedades
• A função exponencial e seu gráfico
• Logaritmos: definição e propriedades
• A função logarítmica e seu gráficos
• Equações e inequações logarítmicas e exponenciais


  • PROVAS DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
As disciplinas de Filosofia e Sociologia, recentemente adotadas nas orientações curriculares para o ensino médio, ainda não estão totalmente integradas aos currículos de muitos dos sistemas e escolas. Assim sendo, não é possível, no momento, detalhar seus conteúdos no que se segue abaixo. Tradicionalmente, o Vestibular Unicamp traz conteúdos dessas disciplinas incorporadas a questões de História e/ou de Geografia, o que será, gradativamente, aprofundado, até que os sistemas de ensino médio tenham adotado e desenvolvido plenamente tais disciplinas em todo o seu currículo. A proposta da Unicamp é que essas novas áreas de conhecimento venham a se integrar de forma mais aprofundada com o passar do tempo, mas sempre de acordo com o que se pratica no ensino médio, em particular naquele do sistema público.

GEOGRAFIA

As questões envolvendo a disciplina de Geografia do Vestibular Unicamp procuram avaliar em que medida o candidato tem uma visão integrada na abordagem da natureza e da sociedade, dado que o espaço geográfico é fruto desta interação. A visão global da realidade, considerada importante, não deverá comprometer o conhecimento de seus aspectos mais específicos, que podem explicar as diferenciações regionais ou locais. Para tanto, espera-se que o candidato seja capaz de compreender a espacialização dos fenômenos a partir da interpretação de textos, gráficos, tabelas, cartogramas e mapas, ou seja, que revele capacidade para utilizar os instrumentos que a geografia dispõe para compreender e interpretar o mundo.

Programa

• Projeções Cartográficas
• Fuso Horário
• Escala
• Cartografia e novas tecnologias (sensoriamento remoto)
• Dinâmicas geológica, geomorfológica e pedológica
• Dinâmica atmosférica, a zonalidade climática e os tipos de tempo associados
• Oceanos e mares
• Domínios morfoclimáticos
• Bacias hidrográficas
• Domínios da vegetação
• Recursos naturais
• Riscos ambientais
• Interferência do Homem na dinâmica dos processos naturais
• Áreas de risco e ocupação humana
• Gestão pública dos recursos naturais
• A inserção do Brasil no diálogo internacional sobre meio ambiente
• As escalas de análise geográficas e sua articulação
• A organização político- territorial em escala mundial
• Globalização e regionalização mundial (África, América, Ásia, Europa, Oceania)
• Geopolítica e geoeconomia mundial: poder estatal, militar e econômico 
• Conflitos territoriais, étnicos, militares, ambientais e econômicos
• Evolução das trocas internacionais e especialização do comércio internacional
• Organizações multilaterais, regionais e a ONGs internacionais
• A população no mundo: conceitos e evolução demográfica, movimentos populacionais e estrutura populacional
• A urbanização mundial, as cidades globais e megacidades: condições de vida nas cidades e estruturação urbana 
• Os circuitos da produção mundial: indústria e agropecuária
• Globalização financeira e produtiva e a divisão territorial do trabalho e da produção 
• Movimentos sociais mundiais e as populações tradicionais
• A dimensão cultural na globalização 
• Geografia das redes: fluxos materiais e imateriais na globalização  
•  O meio ambiente e os recursos naturais nas relações internacionais
•  Apropriação, ocupação e produção territorial do Brasil: gênese, consolidação e dinâmica territorial
• Conceitos chaves: território, espaço, paisagem, região e lugar
• O Brasil e sua inserção no sistema-mundo
• A organização político territorial do Brasil e políticas territoriais 
• Divisão regional no Brasil 
• A população brasileira
• Economia e território: industrialização e terciarização
• Produção agropecuária e questão agrária no Brasil
• Urbanização e estrutura urbana: redes, hierarquias e análise intra-urbana 
• Infraestrutura produtiva: energia, telecomunicações, transportes
• Movimentos sociais no campo e nas cidades
• Política externa brasileira e a inserção do Estado brasileiro em organizações supranacionais
• Questão ambiental no Brasil 
• O homem como ser social.
• A inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho.
• Relações e interações sociais.
• Etnias; classes sociais; gênero; geração.
• A população brasileira: diversidade nacional e regional.
• O estrangeiro do ponto de vista sociológico.
• Migração, emigração e imigração;  aculturação e assimilação.
• Diversidade e identidade cultural no Brasil
• Cultura e comunicação de massa: música, televisão, internet, cinema, artes, literatura.
• Desenvolvimento, mercado de trabalho, emprego e renda
• Divisão social do trabalho.
• Processo de trabalho e relações de trabalho.
• Transformações no mundo do trabalho.
• Emprego e desemprego na atualidade.
• Segregação socioespacial e violência no Brasil 
• Violências simbólicas, físicas e psicológicas.
• Reprodução da violência e da desigualdade social.
• Razões para a violência.
• Sociedade no Brasil: cidadania e democracia
• Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos.
• Formas de participação popular na história do Brasil.
• Movimentos sociais contemporâneos
• Estado e governo.
• Sistemas de governo.
• Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
• Eleições e partidos políticos.

HISTÓRIA

Diversidades e complexidades do conhecimento histórico: eixos temáticos.

• O tempo presente e os usos do passado.
• Os procedimentos de uma história não eurocêntrica: povos, sociedades e culturas num contexto plural.
• A noção de cidadania e a expansão de direitos civis, sociais e políticos. 
• Cultura e heranças indígenas, africanas e europeias na formação da sociedade brasileira.

Antiguidade Clássica

• O conceito de antiguidade e os usos do passado
• O surgimento do Estado e as formas de poder político na antiguidade.
• As civilizações da Antiguidade clássica: Grécia e Roma – aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
• Contribuições e legados da cultura greco-romana: filosofia, arte e direito.
• O surgimento da Filosofia e seus pensadores.
• A passagem do mundo antigo para o período medieval: crise social e movimentos migratórios; formação e desenvolvimento do feudalismo europeu; o comércio e a vida urbana.

Período medieval

• Significados e usos do conceito de medievo.
• Poder político e imaginário cristão; organização social, arte e cultura; fé e razão no pensamento medieval. 
• As relações entre o ocidente medieval, o império bizantino e o mundo árabe.
• Islamismo: origens, expansão e processos sociais, econômicos e culturais
• A diversidade política, social e cultural da África antes dos processos coloniais: os impérios da costa ocidental e as cidades-estado da costa oriental. 
• A crise do feudalismo e as origens do capitalismo na Europa Ocidental.

Período moderno

• Renascimento e Reformas: fundamentos artísticos, científicos e religiosos; conflitos culturais e religiosos. 
• O pensamento moderno: Maquiavel, Hobbes e o poder do Estado; racionalismo cartesiano e empirismo inglês.
• O Estado Moderno: a formação das monarquias nacionais, o absolutismo e o mercantilismo.
• Expansão marítima europeia; descobrimentos e choques culturais; formação dos impérios coloniais na África, no Oriente e nas Américas; 
• Conquista e colonização das Américas: política, cultura, economia  e sociedade coloniais.
• Indígenas e africanos: formas de resistência e de interação no mundo colonial americano.
• A crise do Antigo Regime europeu: o Liberalismo, o Iluminismo e as revoluções burguesas.

Período contemporâneo 

• A crise dos impérios coloniais, os processos de independência e a formação dos Estados-nações nas Américas. 
• A consolidação do Estado burguês; nacionalismo e revoluções no século XIX.
• As transformações do mundo do trabalho: a formação do sistema fabril e do trabalhador assalariado; industrialização e urbanização; as doutrinas socialistas; a crise do escravismo; as migrações em massa.
• Pensamento e cultura no século XIX: cientificismo, positivismo, liberalismo e marxismo. 
• Os Estados Unidos: aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. 
• O imperialismo europeu; expansão industrial e nova partilha colonial.
• O pensamento filosófico do século XIX até a fenomenologia.
• O Brasil no século XIX – da chegada da corte portuguesa à proclamação da República: aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
• Intelectuais, imprensa e protagonismos politico-culturais nas Américas.
• A questão da escravidão no Brasil: processos e legados.
• Vanguardas artísticas no Brasil, na América Latina e na Europa.
• A República no Brasil até 1930: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura.
• O Brasil entre 1930-1945: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura.
• As revoluções no século XX: México, Rússia, China, Cuba, Nicarágua.
• A crise do liberalismo político e econômico após 1929.
• Fascismos.
• Regimes totalitários.
• As Guerras Mundiais e a formação de um mundo polarizado.
• A guerra fria e as zonas de tensão internacional.
• Populismos na América Latina e na Europa.
• Origens históricas dos conflitos no Oriente Médio. A criação de Israel e a questão palestina.

História recente

• Os processos de descolonização na África e na Ásia.
• A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): estado de exceção, processos sociais, políticos, culturais, a questão das memórias e a violação dos direitos humanos.
• O Brasil após-1985: política, movimentos sociais, economia, crises e cultura.
• O Brasil e sua inserção internacional.
• Cultura de massas e movimentos alternativos; o pós-modernismo.
• Militarismo, ditaduras e redemocratizações na América Latina.
• O fim dos regimes comunistas na Europa e a nova ordem mundial.
• Transformações no mundo árabe.
• O processo de globalização: dinâmicas e tensões.
• Protagonismos e conquistas femininas.
• Multiculturalismo, transformações sociais, comportamentais e culturais no século XXI.

PROVA DE LÍNGUA INGLESA

A prova de Língua Inglesa tem por objetivo avaliar se o candidato é capaz de proceder a leituras satisfatórias de textos escritos em inglês, de uma perspectiva de leitura como prática social. Procura-se aferir até que ponto o candidato consegue articular o seu conhecimento sistêmico acerca da língua inglesa com outros tipos de conhecimentos (sobre questões postas no mundo, sobre as diferentes formas de organização textual, sobre as marcas discursivas na linguagem, sobre a função de gráficos, de tabelas, de ilustrações, etc.) de modo a construir um significado plausível e crítico para o que lê.  

Dentre as competências específicas avaliadas, destacam-se as capacidades de:

• mobilizar conhecimentos prévios (linguísticos, textuais, discursivos e de mundo) no ato da leitura de um texto;
• recuperar a situação de produção de um texto;
• localizar e interpretar informações em um texto; 
• sintetizar a ideia principal de um texto;
• distinguir e interpretar segmentos do texto que veiculam pontos de vista e/ou julgamentos de valor;  
• localizar e interpretar argumentos e contra-argumentos inseridos em textos opinativos;
• perceber subentendidos, ironias e jogos de palavras;
• reconhecer relações ou contradições entre textos;  
• conjugar a leitura de texto verbal e não verbal;
• comparar informações em diferentes linguagens e
• utilizar o contexto e pistas textuais para inferir significados aproximados – mas pertinentes – a palavras e expressões desconhecidas.

É importante salientar que, a fim de não favorecer candidatos com experiências de leitura particulares, a prova contempla uma diversidade de temas e gêneros discursivos. As respostas são desenvolvidas na língua portuguesa.

  • PROVAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

O candidato deverá demonstrar: domínio do conteúdo programático do ensino médio relativo à Biologia; capacidade de correlacionar e integrar conhecimentos relativos a campos distintos do conteúdo do ensino médio; capacidade de elaborar hipóteses lógicas com argumentação coerente com determinados fatos ou fenômenos apresentados; capacidade de construção, análise e interpretação de gráficos, tabelas e experimentos, associando a interpretação ao conhecimento específico do assunto com coerência explícita à luz dos conhecimentos atuais comuns ao ensino médio. O candidato deverá ainda ter atitudes críticas em relação a aprendizagem extracurricular divulgada através da imprensa ou resultante de atividades sociais, políticas, tecnológicas e culturais e estar consciente de que a ciência é um processo não acabado e em evolução contínua.

Programa

A interdependência da vida

• Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria
• Ecossistemas, populações e comunidades

Qualidade de vida das populações humanas

• Fatores de problemas ambientais
• Problemas ambientais contemporâneos
• O que é saúde
• A distribuição desigual da saúde
• Agressões à saúde das populações
• Saúde ambiental

Identidade dos seres vivos

• A organização celular da vida
• As funções vitais básicas

Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética

• Mecanismos de variabilidade genética
• Os fundamentos da hereditariedade
• Genética humana e saúde

DNA - a receita da vida e o seu código

• O DNA – estrutura e atuação
• Tecnologias de manipulação do DNA – Biotecnologia

Diversidade da vida

• Bases biológicas da classificação
• Biologia das plantas
• Biologia dos animais

Origem e evolução da vida

• A origem da vida
• Ideias evolucionistas e evolução biológica
• A origem do ser humano e a evolução cultural
• Intervenção humana na evolução

FÍSICA

As questões de Física procuram apresentar aos candidatos problemas que envolvam capacidade de raciocínio com menor ou maior grau de manipulação matemática e graus de dificuldade, mas que privilegiem um leitor atento, familiarizado com os conceitos básicos de Física contidos no programa abaixo, que seja capaz de estabelecer relações a partir da interpretação dos dados e elaborar as hipóteses adequadas ao contexto, bem como de representação gráfica de grandezas físicas. 

Programa

Fundamentos da Física

• Grandezas físicas e suas medidas
• Relações matemáticas entre grandezas escalares e vetoriais
• Representação gráfica de uma relação funcional entre duas grandezas
• Estimativa de valores

Mecânica

• Cinemática do movimento em uma e duas dimensões 
• Leis de Newton
• Força de atrito 
• Peso de um corpo e aceleração da gravidade
• Momento de uma força ou torque. Equilíbrio estático e dinâmico
• Lei da gravitação universal de Newton e sua verificação experimental, sistema solar, leis de Kepler  
• Quantidade de movimento (momento linear): variação e conservação
• Trabalho e energia cinética. Energia potencial elástica e gravitacional
• Potência 
• Hidrostática

Calorimetria e termodinâmica

• Temperatura e equilíbrio térmico
• Primeira Lei zero da Termodinâmica
• Trocas de calor e propriedades térmicas da matéria 
• Gases perfeitos
• Trabalho realizado por um gás em expansão
• Transições de fase, calor latente

Óptica e ondas

• Espelhos planos e esféricos
• Dispersão da luz, índice de refração, leis da refração, reflexão total
• Prismas, lentes e instrumentos ópticos
• Óptica da visão
• Pulsos, ondas planas e ondas esféricas
• Velocidade de propagação, difração, interferência e polarização
• Ondas sonoras
• Caráter ondulatório da luz. Espectro eletromagnético

Eletricidade e magnetismo

• Campos e forças eletromagnéticas 
• Potencial eletrostático e diferença de potencial
• Capacitores, dielétricos e associação em série e em paralelo
• Corrente elétrica, resistores e associação em série e em paralelo
• Leis de Kirchhoff, força eletromotriz e potência elétrica
• Campo magnético gerado por correntes e por ímãs
• Lei de Ampère: fio retilíneo e solenóide
• Força sobre carga elétrica em movimento na presença de campo magnético
• Indução eletromagnética: fluxo magnético e a lei de indução de Faraday, lei de Lenz.

Noções de física moderna

• Átomo: emissão e absorção de radiação
• Núcleo atômico e radioatividade
• Partículas elementares
• Propriedades Físicas da matéria


QUÍMICA

O programa de Química deve ser visto como uma forma do candidato desenvolver sua capacidade de observar e descrever fenômenos, de utilizar modelos para interpretar esses fenômenos, de usar aparelhagem básica no manuseio de materiais para obter outros materiais ou para obter informações a respeito de uma transformação. Essas capacidades são os meios que possibilitam ao candidato perceber a relevância dos conhecimentos de Química relativos ao desenvolvimento científico e tecnológico, assim como seu impacto na interação do homem com a natureza e sobre a sociedade contemporânea e seu desenvolvimento. 

Programa

Materiais 

• Ocorrência na natureza, processos de purificação, caracterização e identificação de substâncias, mudanças de estado
• Símbolos e fórmulas na representação de átomos, moléculas e íons
• Massas atômicas, massas molares e quantidade de substância

Gases

• Equação geral dos gases ideais, leis de Boyle e de Gay-Lussac
• Princípio de Avogadro e energia cinética média
• Misturas gasosas, pressão parcial e a lei de Dalton
• Difusão gasosa, noções de gases reais e liquefação

Líquidos e sólidos

• Caracterização dos estados líquido e sólido e pressão de vapor 
• Líquidos (soluções) eletrolíticos e não eletrolíticos: ionização (dissociação), condutibilidade elétrica e propriedades coligativas
• Expressões de concentração: porcentagem, fração em massa, fração em mol, massa/volume, mol/volume, mol/quilograma
• O estado coloidal

Estrutura atômica e classificação periódica

• Subpartículas atômicas, níveis de energia e distribuição eletrônica, número atômico, número de massa, isótopos, energia de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade
• Correlações entre propriedades das substâncias químicas e posição dos elementos na classificação periódica 
• Radioatividade, radioisótopos: equações químicas e cinética de decaimento

Ligação química

• Modelo iônico, covalente e metálico
• Ligação química e as propriedades das substâncias; polaridade (restrito a moléculas mais simples como: água, dióxido de carbono, amônia, cloreto de sódio, metano, etc.)
• Interações intermoleculares: Ligações de Van der Waals e Ligação de hidrogênio

Transformações dos materiais 

• Conservação de átomos e de cargas nas reações químicas
• Cálculos estequiométricos: relações ponderais e volumétricas nas reações químicas

Cinética química

• Reações químicas e colisões efetivas
• Velocidade de reação e energia de ativação
• Efeito do estado de agregação, da concentração, da pressão, da temperatura, e do catalisador na rapidez das transformações das substâncias

Energia nas reações químicas

• Reações exotérmicas e endotérmicas e cálculos de variação de entalpia. 
• Princípio da conservação da energia, lei de Hess e cálculos envolvendo energia de ligação. 

Equilíbrio químico 

• Sistemas em equilíbrio
• Constante de equilíbrio
• Princípio de Le Chatelier 
• Conceitos ácido-base de Arrhenius, Bronsted e Lewis
• Equilíbrios envolvendo ácidos e bases, hidrólise e solubilidade
• pH de soluções

Eletroquímica

• Processos de oxidação e redução - equacionamento, número de oxidação e identificação de espécies redutoras e oxidantes
• Aplicação da tabela de potenciais padrão de eletrodo, pilhas
• Eletrólise, leis de Faraday
• Eletrólise de soluções aquosas e de compostos fundidos

Química de compostos orgânicos

• Fórmulas moleculares, estruturais e de Lewis, cadeias carbônicas, ligações e isomeria 
• Reconhecimento de funções orgânicas: hidrocarbonetos, compostos halogenados, alcoóis, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas e amidas
• Nomenclatura, obtenção e propriedades dos compostos mais simples e representativos
• Noções gerais sobre hidratos de carbono, lipídeos, proteínas e enzimas
• Noções de polímeros

O mundo em transformação

• Noções gerais sobre a composição, a utilização de recursos naturais da crosta terrestre, da atmosfera, da biosfera e da hidrosfera e as consequências dessa utilização.


Publicada no D.O.E. em 06/08/2016. Pág. 43 a 47.